Um é pouco, dois é bom e três é demais!

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 Podemos descartar a Teoria? Um é pouco.
 Podemos descartar a Prática? Três é demais.
 Promover o equilíbrio Teoria x Prática me parece uma boa solução. Dois é bom.
Temos que lembrar que existe filosofia envolvida no processo. O que é bom para você, é bom para mim? É bom para o vizinho? Quem é a referência? Eu você ou o vizinho?
Espero que nunca deixem de existir os teóricos (um é bom) e também os práticos (três é demais), pois enquanto eles existirem, existirão também os teórico-práticos (dois é bom).
Acredito que devemos fomentar a importância da teoria e valorizar os que se propõe a engrandecê-la. Devemos valorizar e agradecer aos estudiosos que nos apresentam as aplicações para as teorias. E acima de tudo, apreciar aqueles que conseguem associar a teoria à prática.
Acredito que a sociedade deve aprender a valorizar as habilidades de todas as pessoas, cada um, com suas individualidades e julgamentos.
Na Educação, começando pela reestruturação do Currículo. Devemos orientar as mentes brilhantes de nossos alunos. Os que possuem habilidades para as exatas devem desde cedo treiná-las. Aos que possuem gosto pelas humanas, que também desde cedo passem a fomentá-las. Quem aprecia a arte, que de arte sobreviva.
Vamos relembrar de um ilustre do século XVII Sr. Issac Newton. Pergunto-me, quantas horas ele deve ter passado praticando experimentos para conseguir construir as suas leis (as três leis de Newton). Mais quanto tempo ele deve ter tomado, para construir a teoria sobre as três leis de Newton. Huuuu… deve ter sofrido um bocado!!!
Bem, lembrando: Muitas, muitas, mas muitas horas de prática para formular uma teoria.
Hoje um professor de Física pode iniciar o estudo das leis de Newton formulando/ensinando a teoria sobre essas mesmas leis, e em um novo momento, ele pode aplicá-las com um exemplo prático.
 Quantos encontros seriam necessários, para que através de experimentos práticos, os estudantes conseguissem construir a teoria?
 O professor moderno tem esse tempo?
Precisamos urgentemente de mais tempo de estudo, e de uma reformulação do currículo.
Entendo que a teoria (no cenário de educação atual) é o caminho mais curto para comprovarmos a prática.
Cabe lembrar, que outras variantes estão envolvidas no processo educacional (salários de profissionais mais condizentes, aumento de horas para preparar as aulas, promoção de desafios, motivação (é intrínseca ou não?), entre outras).

Professor: Giancarlo de França Aguiar
Professor: Giancarlo de França Aguiar

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