PARCERIA ENTRE PINHAIS, COLOMBO E PIRAQUARA FAZ SAMU VIRAR REALIDADE

A população de Pinhais passará a ter o serviço do SAMU (Urgência e Emergência). Para conseguir viabilizar o serviço, a Prefeitura de Pinhais está inovando por meio de um novo modelo de gestão que envolve ainda os municípios de Piraquara e Colombo. O lançamento deste serviço acontece na próxima segunda-feira (21).

Por meio de um acordo, os três municípios – Pinhais, Piraquara e Colombo – realizaram um processo licitatório para a contratação de uma empresa que vai gerenciar o sistema de atendimento do SAMU. Este é um programa destinado para o atendimento das emergências clínicas, obstetrícias, pediátricas e psiquiátricas que funciona 24 horas por dia pelo telefone 192.

Estarão disponíveis uma ambulância básica, na qual atuará um profissional da área de enfermagem e um motorista socorrista; e a avançada, que prevê a atuação de um médico, um enfermeiro e também um motorista socorrista. O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

De acordo com o prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, diversas foram as alternativas pensadas para que o funcionamento do SAMU fosse uma realidade. “Não obtivemos êxitos em tentativas anteriores, devido a vários entraves burocráticos. Então, a solução encontrada foi administrar por meio da parceria entre os três municípios. Isto fez com que o projeto saísse do papel e fosse possível a prestação deste importante serviço para a população”, ressalta.

É importante destacar também que as ambulâncias do SAMU não serão reguladas pelo município e sim pela Central em Curitiba. De modo automático, a central identificará as ligações provenientes de um dos três municípios tornando o serviço mais ágil. As Centrais de Regulação tem um papel primordial para o resultado positivo do atendimento, sendo o socorro feito depois de chamada gratuita, para o telefone 192.

Urgência e emergência

Atendimentos de emergência são aqueles que implicam em risco imediato de morte; já os atendimentos de urgência são os resultantes de acidentes pessoais decorrentes de fatores externos que causam lesão física não decorrente de problema de saúde.

SAMU, SIATE e Serviço de Remoção

Confira algumas orientações do Ministério da Saúde sobre as situações em que se deve acionar o SAMU:

Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios; em casos de intoxicações; em caso de queimaduras graves; na ocorrência de maus tratos; em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto; em crises hipertensivas; em casos de afogamentos; em casos de choque elétrico; em acidentes com produtos perigosos.

Tipos de ocorrências atendidas pelo SIATE

Acidente de trânsito (colisão, atropelamentos e capotamento); quedas (de mesmo nível ou de nível diferente); ferimento por arma branca (facas e similares); ferimento por arma de fogo; agressão; queimaduras (calor, eletricidade, substâncias químicas); desabamento/soterramento; outros traumatismos. Em caso de acidente com vítima, disque 193. Você será atendido por uma equipe especializada, que está à sua disposição 24 horas por dia, no Corpo de Bombeiros.

Serviço de Remoção

O serviço de remoção, da Secretaria de Saúde de Pinhais, possibilita o transporte e beneficia moradores que precisam se deslocar para tratamentos médicos dentro e fora do município. As atividades são realizadas conforme a demanda dos munícipes. Os veículos atendem a públicos diferentes de acordo com o atendimento que as pessoas buscam. Para agendamentos e informações sobre o transporte sanitário no município de Pinhais ligue para (41) 3912- 5380.

Serviço

O lançamento do SAMU acontece em Pinhais na próxima segunda-feira (21). O serviço estará disponível por meio do telefone 192 a partir do dia 1º de dezembro.
parceria-entre-pinhais-colombo-e-piraquara-faz-samu-virar-realidade

Deixe um comentário