Chefe de gabinete da Prefeitura de Piraquara é preso em flagrante por extorsão

Prisão aconteceu durante operação do Gaeco na noite desta segunda-feira (29). De acordo com a prefeitura, servidor foi exonerado.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi preso em flagrante na noite desta segunda-feira (29) pelo crime de extorsão, de acordo com o Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

De acordo com o coordenador do Gaeco, Leonir Battisti, a denúncia partiu de um empresário que tem contrato com a prefeitura, afirmando que estava sendo vítima de “insistentes pedidos e constrangimentos por parte do secretário”, que pedia dinheiro ao empresário.

Segundo o Gaeco, o empresário gravou conversas em que o servidor Florisval Maier cobrava pagamentos.

Na noite desta segunda-feira, então, o chefe de gabinete foi flagrado recebendo o dinheiro do empresário.

O Gaeco investiga se outros prestadores de serviço ou fornecedores que mantém contrato com a administração municipal também foram extorquidos por Florisval Maier. Segundo Battisti, não há provas de envolvimento de outros servidores da prefeitura nas extorsões.

Na manhã desta terça-feira (30), o grupo cumpriu mandado de busca e apreensão no gabinete do servidor como parte das investigações.

Segundo a Prefeitura de Piraquara, Florisval Maier de Oliveira foi exonerado do cargo em razão da operação deflagrada pelo Gaeco. “Todas as medidas necessárias para preservação do interesse público estão sendo adotadas”, informou a prefeitura.

De acordo com a administração municipal, a Controladoria-Geral do Município foi acionada para auditar todos os procedimentos administrativos pertinentes aos contratos firmados com a empresa investigada.

“Também serão tomadas todas as providências para que o andamento das obras não sofra prejuízo. Desde o conhecimento da ocorrência, o município se mantém à disposição do Ministério Público e do Poder Judiciário para apurar os fatos que envolvam a Administração Pública de Piraquara”, afirmou o município em nota.

Além de chefe de gabinete, Florisval Maier já foi secretário de Urbanismo, Finanças, Infraestrutura e Comunicação de Piraquara.