Vereadores de Piraquara condenados por desviar salários de funcionários


Justiça condenou três vereadores de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, por terem desviado parte de salários de funcionários da Câmara Municipal da cidade. Segundo a condenação,
Leonel de Barros Castro (PSC) , Valmir Soares Maciel (PDB), e Weliton Santos Figueiredo (PDT) foram condenados à prisão, pagamento de uma multa e, por fim, a perda do mandato.

Segundo a denúncia do Ministério Público do Paraná, o esquema funcionou por ao menos 2005 até junho de 2012, quando o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) começou a investigar.

Na época, o objetivo do grupo era obter documentos que podiam servir para a investigação sobre os desvios de dinheiro público na Câmara, em benefício de parlamentares.

O Gaeco suspeitava, quando entrou no caso, que servidores contratados pela Câmara para trabalhar nos gabinetes de vereadores eram compelidos a fazer empréstimos consignados para entregar o dinheiro aos parlamentares. Na época, o Gaeco chegou a cumprir 37 mandados de busca e apreensão na Câmara Municipal de Piraquara.