Dia Internacional de Atenção a Pessoa com Lúpus

Neste dia 10 de Maio conheça mais sobre a doença
10 de maio é considerado o Dia Internacional de Atenção a Pessoa com Lúpus, uma doença pouco conhecida. Para que as pessoas saibam reconhecer os primeiros sintomas e saibam dar atenção adequada aos portadores, é importante que conheçam mais sobre a doença.

Segundo a Sociedade de Reumatologia do Paraná, o lúpus, ou LES, é uma doença muito heterogênea e causada por um distúrbio de autoimunidade. Ele está associado à formação de anticorpos que, em vez de proteger a pessoa, agridem o seu organismo. Esses anticorpos formam uma reação com componentes dos tecidos da pessoa que se depositam na parede dos vasos sanguíneos causando inflamação.

LES é uma doença pouco comum que atinge principalmente as mulheres jovens, em idade fértil e que tende a evoluir em períodos de atividade alternados com períodos de remissão. As queixas mais comuns são as de manchas na pele que pioram quando a pessoa toma sol e de dores e inchaços nas articulações. As manchas de pele aparecem principalmente na região do rosto, como nariz e bochechas, e são chamadas de erupção em borboleta por causa do seu formato. Feridas na boca também são comuns.

Outras queixas são as de cansaço, febre, anemia e perda de cabelos. Em casos mais graves podem aparecer sangramentos por diminuição das plaquetas, inchaço no corpo, pressão alta, perda função dos rins, alterações psíquicas, convulsões etc. Esta é, portanto, uma doença com gravidade muito variável.

O lúpus pode ter sintomas suaves e não incomodar o portador. Existem casos, inclusive, em que fica restrito à pele. Entretanto, quando envolve órgãos nobres como coração, pulmão, cérebro e rins pode tomar uma forma bem mais agressiva. Nesses casos, o tratamento precoce e o acompanhamento pelo médico especialista é muito importante.

Se você tem os sintomas ou conhece pessoas que têm, procure a Unidade de Saúde mais próxima. Todas as Unidades de Saúde de Piraquara receberam material informativo sobre a doença.
Dia Internacional de Atenção a Pessoa com Lúpus
Dia Internacional de Atenção a Pessoa com Lúpus 2

Deixe um comentário