Presos são transferidos e agente penitenciário é solto em Piraquara

Motim de 15 presos pedia a transferência para outra penitenciária.
Agente foi libertado sem ferimentos, diz Secretaria de Justiça.

presidio-piraquara

O agente penitenciário que foi mantido refém por 15 presos da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, foi solto por volta das 18h30 desta sexta-feira (14). O motim começou no início da tarde. Segundo a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), ninguém ficou ferido.

Os presos pediam a transferência deles para a Penitenciária Estadual de Piraquara II (PEP II), que fica ao lado da PEC. Conforme os detentos, eles alegavam que o convívio com os demais condenados seria melhor na PEP II. O pedido foi aceito pela Seju e as transferências ocorreram no início da noite desta sexta-feira.

Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), de dezembro de 2013 até esta sexta-feira, foram dez rebeliões no estado com 15 agentes mantidos como reféns.

O vice-presidente do sindicato, Antony Johnson, acompanha as negociações com os presos e questiona o posicionamento do governo estadual. “Não sei o que está acontecendo. Aqui no complexo tem sete unidades. Eles querem ir para a PEP II que fica do lado. O porquê disso, ninguém sabe”, afirmou ao G1. Por lei, os presos têm o direito de serem transferidos para unidades prisionais próximas a familiares.

Johnson reclama da falta de efetivos nas penitenciárias do estado. “Os dados estão ai, e nada é feito. Todo dia um agente na mão de presos”. A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, por sua vez, destaca que até o final deste mês os 423 novos agentes penitenciários, aprovados em concurso público, devem ser nomeados. Além disso, argumentou que respeita as determinações do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, do Ministério da Justiça, para que haja um agente para cada cinco presos.

Deixe um comentário