Prefeitura de Piraquara libera alvarás para ampliações no Complexo Penal

O Prefeito Marquinhos aproveitou para pedir empenho na viabilização da revitalização da Avenida Brasília e no problema de super lotação da Delegacia de Piraquara

ampliacao-complexo-penal-piraquara

O Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, recebeu na manhã desta terça feira (14), a Secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes, e o Presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, em seu gabinete. Na ocasião foram tratados assuntos referentes à contra partida do estado para o município, e entregues os alvarás de licença para as obras de construção e ampliação do Complexo Penal de Piraquara.

Foi anunciado o investimento de 54 milhões no complexo, com as ampliações da Penitenciária Estadual de Piraquara I – PEP I, Piraquara II – PEP II, Penitenciária Feminina do Paraná – PEF, Casa de Custódia de Piraquara – CCP, e as construções da Cadeia Pública de Jovens e Adultos – CPJA e do Centro de Integração Social de Piraquara – CIS. As obras vão abrir mais 2.315 vagas.

O Prefeito Marquinhos aproveitou a oportunidade para destacar a parceria entre o município e o estado, e pediu empenho na viabilização da revitalização da Avenida Brasília e no problema de super lotação da Delegacia de Piraquara. “Nós piraquarenses que abrigamos o complexo penal não levamos essa situação como demérito para o município. Enxergamos nela a possibilidade de benfeitorias e desenvolvimento para nossa cidade, por isso solicitamos o empenho do estado na contra partida para a população”, destacou.

De acordo com a Secretária de Justiça, Maria Tereza, após a conclusão das ampliações será possível eliminar o problema de lotação da carceragem da Delegacia de Piraquara. Ela ressaltou que além de ampliar o número de vagas no sistema carcerário, os investimentos vão proporcionar mais segurança para o complexo.

Revitalização da Avenida Brasília

Em junho de 2013 a Prefeitura de Piraquara apresentou na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná o projeto urbanístico para revitalização da Avenida Brasília. Por ser um dos principais acessos ao complexo penal o Prefeito Marquinhos buscou a parceria com o estado para a execução da obra. No encontro desta terça a Secretária Maria Tereza se propôs em marcar uma reunião com a Secretaria de Infraestrutura e Logística para viabilização do projeto.

Desenvolvimento no entorno do Complexo Penal

Além das obras no Complexo Penal de Piraquara, também foram propostas intervenções no entorno. Por meio da parceria com a Companhia de Habitação do Paraná – Cohapar serão feitos estudos para a construção de um conjunto habitacional em terrenos do estado, entre a Vila Macedo e a Vila Militar, e também um conjunto industrial para atrair empresas. De acordo com o Presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, a intenção é consolidar um grande bairro naquela região.

Deixe um comentário