COMBATE A DENGUE

PIRAQUARA CONTRA A DENGUE
NESSA LUTA NINGUÉM PODE FICAR PARADO

COLABORE
NÃO DEIXE A ÁGUA LIMPA PARADA

 

SAIBA AQUI COMO PROTEGER A SUA FAMÍLIA DO MOSQUITO DA DENGUE

 

GARRAFAS RETORNÁVEIS E LIXO

Guarde as garrafas de vidro sempre viradas para baixo.
Coloque o lixo (potes, latas, copos, garrafas pet) em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terreno baldio.

PLANTIO E JARDINS
Trate as bromélias com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando, no mínimo, duas vezes por semana.

Os pratinhos dos vasos de plantas devem estar completamente cheios de areia ou com pó de café coado.

PNEUS E CALHAS
Entregue os pneus ao serviço de limpeza urbana. Caso realmente precise mantê-los, guarde-os em local coberto.

Remova folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água da chuva de correr pelas calhas.

CAIXA DE ÁGUA E POÇOS DE ÁGUA
Mantenha a caixa de água fechada com tampa adequada, sem rachaduras, frestas ou desníveis. Feche com tela a abertura da saída do excesso de água (ladrão).

Mantenha o poço sempre bem fechado. Tampe todas as frestas e buracos.

SOBRE A DENGUE

Tire suas dúvidas e saiba como prevenir essa doença

1. A melhor maneira de prevenir a dengue é impedir a reprodução do mosquito. O mosquito procura água limpa acumulada em recipientes como pneus, latas, garrafas plásticas, vasos de planta, caixas de água destampadas, piscinas não tratadas, entre outros, para colocar seus ovos.

2. A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Esse mosquito costuma picar durante o dia, principalmente no início da manhã e no final da tarde.

3. Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor por trás dos olhos. A pessoa com dengue também pode apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele. A pessoa que apresentar esses sintomas deverá procurar o serviço de saúde mais próximo de casa.

Caso você saiba de algum criadouro, local de água limpa e parada, que favoreça o desenvolvimento de larvas do mosquito, entre em contato com a equipe da dengue: smspqa@pr.gov.br / 3673-8703

 

A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Piraquara possui uma equipe de Agentes de Inspeção Ambiental que realiza a pesquisa do mosquito transmissor da dengue e elimina os depósitos de água limpa parada. A pesquisa é feita três vezes por ano em 10% dos domicílios e em todos os pontos estratégicos do município – borracharias, cemitérios, depósitos de lixo, etc.

Mas não adianta somente a Prefeitura realizar esse trabalho. É importante a participação e colaboração de cada um. O combate à dengue tem que se tornar uma rotina diária. É um hábito saudável que deve ser praticado todos os dias, e não somente quando os Agentes de Inspeção Ambiental forem à sua casa. E não podemos relaxar porque os ovos do mosquito da dengue, mesmo em ambiente seco, continuam vivos por até um ano. Se a gente não combater a dengue todos os dias, esse problema vai continuar. A doença pode matar!

Deixe um comentário