Projeto de Piraquara fica em 1º lugar na Mostra de Experiências Municipais em Saúde Pública

O município apresentou o “Projeto Acolhimento Humanizado” no XXIX Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde

projeto-piraquara

Nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, Piraquara participou do XXIX Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em Maringá. O município apresentou o “Projeto Acolhimento Humanizado”, que foi implantado na Unidade Saúde da Família Tia Tiana em maio de 2013, e apresenta resultados positivos na eliminação das filas e otimização do atendimento.

O evento organizado pelo Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde-COSEMS/PR promoveu a Mostra de Experiências Municipais em Saúde Pública: “Paraná: aqui tem SUS”. Foram 84 experiências inscritas, destas, 14 foram selecionadas para a exposição dialogada, e somente três foram premiadas.

A autora do projeto, Enfermeira Ivanilde Gonçalves do Nascimento, fez a apresentação da experiência em Piraquara e expôs os resultados da implantação do Acolhimento Humanizado. “Todas as experiências eram muito boas, mas o que destacou Piraquara foi que o projeto otimizou a estrutura existente, sem acréscimos de gastos ou investimentos”, destacou Ivanilde.

O objetivo principal da Mostra era incentivar os Municípios a divulgarem as suas experiências e promover o intercâmbio de trabalhos inovadores, bem sucedidos no SUS, estimulando e fortalecendo as ações municipais por meio de soluções criativas, visando a consolidação dos direitos dos cidadãos à saúde.

Para a Secretária de Saúde de Piraquara, Maristela Zanella, o reconhecimento a nível estadual vai auxiliar na expansão do projeto para todas as unidades de saúde do município. “Após a constatação dos bons resultados já tínhamos decidido ampliar a metodologia. Agora com esse reconhecimento fica mais fácil demonstrar a importância do Acolhimento, que envolve a participação de toda a equipe de profissionais das unidades”, ressaltou.

 

Saiba mais sobre o Acolhimento Humanizado em Piraquara

Trabalhos Premiados

1º Lugar
Municipio: Piraquara
Título: Implantação de um projeto piloto de Acolhimento Humanizado na UBS Tia Tiana na cidade de Piraquara-PR
Autora: IVANILDE GONÇALVES DO NASCIMENTO

2º Lugar
Municipio: Castro
Titulo: Melhoria da qualidade da água para o consumo humano através da parceria da Vigilância em Saude e Estratégia Saude da Familia no municipio de Castro-PR
Autora: NATALIE COTRIM ZAHDI

3º Lugar
Municipio: Ponta Grossa
Título: Fortalecendo a ESF em Ponta Grossa-PR com foco na gestão da clinica ampliada e no cuidado integral em todos os ciclos de voda. Experiência de integração ensino-serviço. PET-UEPG e SMS.
Autor: ERILDO VICENTE MULLER

Deixe um comentário