Horário de Verão termina no fim de semana.

a sol - web

Termina no próximo fim de semana o horário de verão. Os relógios devem ser atrasados uma hora na madrugada de sábado para domingo. Isso significa ganhar uma hora no fim de semana. O horário de verão começou no dia 19 de outubro, em 11 estados do Sul, Sudeste e Distrito Federal. A proposta era reduzir em 4,5% o consumo de energia nos horários de pico, diminuindo a sobrecarga no sistema elétrico. Por conta da crise hídrica, o Governo Federal cogitou ampliar o horário de verão, mas a medida não foi confirmada pelo Ministério de Minas e Energia.

De acordo com estimativas da Copel, com base no histórico de edições anteriores, o horário de verão reduz em 4,5% os níveis máximos de demanda por energia elétrica durante o período crítico do dia,, entre 18h e 21h. Isso representa menos 240 megawattts de potência no sistema elétrico estadual durante as horas de maior consumo simultâneo. O valor equivale à demanda máxima das cidades de Londrina e Maringá juntas.

Foi o quadragésimo horário de verão, ou trigésimo consecutivo. A história da medida no Brasil começou na década de 30, com o presidente Getúlio Vargas. A versão de estreia durou quase meio ano, vigorando de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. Nos 35 anos seguintes, a medida foi instituída nove vezes. Depois de muito tempo esquecido, o horário de verão ressurgiu em 1985, por decreto do presidente José Sarney.

Em 2008, foi editado o Decreto 6558 que estabeleceu regras duradouras para a aplicação do horário de verão, como a área de abrangência e época para início e término. Assim, ficou determinado que o horário de verão é aplicado nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, incluindo o Distrito Federal, com início sempre no terceiro domingo de outubro e encerramento no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte, a menos que este seja o domingo de Carnaval. Nesse caso, o final do horário de verão fica adiado para o final de semana seguinte, como aconteceu neste ano de 2012.

 

Deixe um comentário