Projeto de Castração de Piraquara inicia o cadastro

Projeto de Castração de Piraquara inicia o cadastroProjeto de Castração de Piraquara inicia o cadastro
O programa tem por objetivo a redução da população de animais de rua e a esterilização gratuita de animais de famílias de baixa renda
A Prefeitura de Piraquara implantou o Projeto de Castração de Cães e Gatos, que tem por objetivo a redução da população animal de rua e a esterilização gratuita de animais de famílias de baixa renda. Após a regulamentação de uma clínica para a realização dos procedimentos, está aberto o cadastro. O projeto visa também promover a conscientização da população em relação ao bem estar animal e a guarda responsável.

A solicitação deve ser feita na administração do Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, de segunda a sexta, das 08h às 12h e das 13h às 17h. É preciso estar com os seguintes documentos: Carteira de Identidade (cópia e original), CPF (cópia e original), comprovante de residência (cópia e original), comprovante de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CADÚnico).

Após o cadastro, os inscritos são encaminhados para outras etapas que incluem o agendamento da consulta para exames de triagem e laboratoriais. Se apto, o animal deverá retornar à clínica em data marcada para realização da castração e microchipagem. A realização do pós operatório é de responsabilidade do proprietário conforme instrução prévia, e ainda é feita a retirada dos pontos, vacinação e recebimento da carteirinha, 15 dias após a castração.

Mais detalhes sobre o projeto

Serviço

Cadastro Projeto de Castração

Local: Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos

Endereço: Rua Alexandre Gugelmim, 10 – Vila Juliana

Telefone: 3590-3805

Controle animal em Piraquara

A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, realiza diversas ações de educação quanto à guarda responsável e para combater o abandono de animais, entre trabalhos emergenciais e projetos para médio prazo.

Centro de Triagem: Recentemente houve a construção de um Centro de Triagem, para o recolhimento seletivo de animais em situação de risco ou agressivos em vias públicas. O espaço é exclusivo para casos específicos, atendidos por meio de protocolo ou em caráter emergencial que envolve maus tratos de animais.

A proposta de funcionamento do local foi discutida em reuniões entre a Prefeitura, organizações da sociedade civil e voluntários independentes do município, pessoas que trabalham em prol destes animais abandonados.

Castração e chipagem: Entre as ações em médio prazo, a Prefeitura implantou o programa de castração de cães e gatos, voltado para famílias de baixa renda. Programa de chipagem para identificação dos responsáveis. Todos os animais recolhidos ou castrados serão identificados com o microchip, como uma forma de maior controle da população.

Guarda Responsável: As Campanhas Educativas pela Guarda Responsável são permanentes nas escolas e para a população, em diversas ações de orientação. O objetivo é conscientizar as pessoas, para que elas avaliem a situação, a casa onde moram, se o espaço é adequado, e se possuem condições financeiras e tempo para cuidarem de um animal de estimação.

Deixe um comentário