Secretaria de Meio Ambiente realiza programação especial pelo Dia da Árvore

Secretaria de Meio Ambiente realiza programação especial pelo Dia da Árvore

A Prefeitura de Piraquara prepara uma programação especial para a próxima semana em alusão ao Dia da Árvore, que é comemorado em 21 de setembro. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo vai promover diversas atividades: plantio de árvores, arborização e paisagismo da Praça Saudade no Jardim Esmeralda, arborização da Rua Frei Nicodemos também na Vila Esmeralda, plantio de Pinheiro do Paraná no Horto Municipal com a finalidade de criar um bosque de Araucárias, arborização e paisagismo do Conjunto Habitacional Madre Tereza de Calcutá no Guarituba, em parceria com a Cohapar, e a Feira de Educação Ambiental, no calçadão da Avenida Getúlio Vargas.

Na segunda, dia 21, acontece o plantio de espécies nativas no Parque das Águas, uma solenidade que dará inicio oficialmente às atividades da semana. No mesmo dia, à tarde, será realizada a arborização e paisagismo da Praça Saudade no Jardim Esmeralda,com espécies nativas da nossa região de foram à adicionar cor ao cenário urbano. No dia 22, com inicio pela manhã, será realizada a arborização da Rua Frei Nicodemos,completando o trabalho de revitalização da via, contribuindo com o cenário urbano.

No dia 23, pela manhã, inicia a preparação da área para criação do Bosque de Araucárias no Horto Municipal,o qual receberá o plantio de aproximadamente 100 mudas de Pinheiro do Paraná. A escolha do Pinheiro do Paraná se deve ao fato de ser uma espécie arbórea nativa.

Nos dias 24 e 25 será efetuada a arborização e paisagismo do Conjunto Habitacional Madre Tereza de Calcutá pela Cohapar com a colaboração da Prefeitura.

A III Feira de Educação Ambiental,acontece no dia 26 de setembro, sábado, na Avenida Getúlio Vargas, no calçadão em frente à Igreja Matriz, das 9h às 16h. Na Feira acontece coleta de óleo de cozinha usado, coleta de lixo eletrônico, divulgação do projeto Proteção Animal, doação de mudas, orientação sobre vetores como dengue e ratos, orientação sobre abastecimento de água e coleta de esgoto, jogo interativo, divulgação da nova campanha de separação do lixo e exposição de materiais confeccionados com lixo.

Dia da Árvore

O Dia da Árvore é comemorado em todo o Brasil e em diversos países do mundo e teve início em 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska, nos Estados Unidos. O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o “Arbor Day”, com o intuito de sensibilizar as pessoas sobre a importância das árvores para o meio ambiente, e consequentemente para a melhoria da qualidade de vida da sociedade quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. O dia 21 de setembro foi escolhido no país em virtude de anteceder o início da primavera, estação onde a natureza se enriquece após a passagem do inverno. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).

Deixe um comentário