Prefeitura compõe Comitê de trabalho de enfrentamento ao Aedes Aegypti

Outras ações como fiscalização e orientações têm sido constantes
Considerando o aumento das condições ambientais favoráveis à proliferação dos mosquitos vetores dos vírus da Dengue, Chikungunya e Zika, e que o município de Piraquara encontra-se atualmente na fronteira da área de dispersão dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, foi instituída a Sala Municipal de Coordenação e Controle para o enfrentamento do vírus da Dengue, Chikungunya e do Zika, que funcionará na Secretaria Municipal de Saúde. Além da sala foi criado um comitê de trabalho com representantes das Secretarias Municipais de Saúde, Meio Ambiente e Urbanismo, Infraestrutura, Educação, Desenvolvimento Econômico, Comunicação, Conselho Municipal de Saúde e Câmara Municipal. O grupo é formado por servidores de diversas Secretarias para que dentro de suas área possam dar novas ideias para ações de prevenção.

Os objetivos são implementar, acompanhar e avaliar as ações de prevenção e combate do Vírus da Dengue, do Chinkungunya e do Zika na cidade; integrar as ações de promoção, prevenção e controle desses vírus a serem desenvolvidas e implementadas, em caráter de urgência, por Órgãos da Administração Pública Municipal; propor, viabilizar e disponibilizar mecanismos que possibilitem a plena execução das ações de prevenção e combate; monitorar, detectar e atuar imediatamente nas situações peculiares de cada Região do Município de Piraquara que propiciem o surgimento e proliferação de criadouros dos mosquitos; acompanhar, monitorar e fiscalizar as notificações obrigatórias dos casos suspeitos de contaminação por esses vírus; acompanhar, avaliar a eficiência, a celeridade e os resultados práticos do controle geral dos casos notificados, auxiliando na prevenção e redução dos casos de óbitos em conseqüência do combate ao vírus da Dengue, Chikungunya e Zika.

Ação de orientação

Atualmente a equipe da Vigilância Epidemiológica trabalha de forma constante com ações de fiscalização e orientação nas casas e comércios, conforme a ação realizada na Planta Suburbana no último sábado, dia 20 de fevereiro. Piraquara não tem casos confirmados de pessoas que contraíram os vírus da Dengue, Chikungunya e Zika no município.

Formação de equipes

A equipe da Vigilância Epidemiológica tem realizado formações para as agentes comunitárias de saúde para que elas também trabalhem orientando a população sobre os cuidados com locais que podem ser focos de mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. A formação acontece de forma teórica e prática, já nas residências.

Prefeitura compõe Comitê de trabalho de enfrentamento ao Aedes Aegypti

Deixe um comentário