Outubro Rosa
Criado em 1990, nos Estados Unidos, o Outubro Rosa é celebrado anualmente com o objetivo de conscientizar e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento do câncer de mama – o que mais acomete mulheres no mundo, e a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil.
Com uma taxa de mortalidade de 16,5% no país (mais de 17 mil mortes por ano), as ações de prevenção e informação ainda são as principais armas da sociedade médica para o controle da doença.
Segundo o Instituto Oncoguia, 95% dos casos descobertos em estágio inicial têm possibilidade de cura.
Ainda que não substituam o exame de mamografia – principal método de rastreio da doença -, existem hábitos simples que devem ser adotados para facilitar o diagnóstico.
Para além do cuidado cotidiano com a saúde e o bem-estar, o autoexame de toque é o principal deles e deve ser feito mensalmente desde o início dos ciclos femininos.”Falando em prevenção, ainda, a mulher deve cuidar desde sempre da sua condição física feminina […].
O hábito do autoexame, a condição de procura do serviço médico responsável deve ser desde que a mulher é mulher” – comenta o Dr. Maurício Grillo, médico ginecologista.