POLÍTICA

Obra na Rodovia entre Pinhais e Piraquara está prestes a ‘sair do papel’

obra-rodovia

Uma reivindicação antiga de moradores dos municípios de Pinhais e Piraquara parece que está prestes a ter um capítulo feliz. Na manhã desta quinta-feira (19), o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) apresentou o projeto executivo da PR-415 (Avenida João Leopoldo Jacomel), entre Pinhais e Piraquara, para lideranças políticas e representantes das prefeituras dos dois municípios, da Região Metropolitana de Curitiba. A nova estrada terá seis faixas de circulação, ciclovia e calçadas. Também estão previstos viadutos e passarelas, ao longo de 13,9 quilômetros.

 

O prefeito Luizão Goulart, que participou do evento no DER disse que a obra vai de encontro com a necessidade local. “Foi constatado nos estudos de trafego feitos pelos técnicos que mais de 80% dos veículos que passam pela via são de passeio e uma grande quantidade de pedestres atravessam a rodovia diariamente, sendo assim, chegamos a conclusão óbvia que a Leopoldo Jacomel é hoje uma avenida urbana que necessita de medidas de segurança, principalmente”, frisou.

 

Luizão também lembrou dos grandes movimentos feitos por representantes de diversos setores da sociedade para conseguir viabilizar esta obra. “Lembro quando eu era deputado estadual, na Assembléia fizemos diversos embates para conseguir a duplicação e, hoje, graças ao esforço dos deputados Valdir Rossoni e Traiano, o Governo do Estado está atendendo este pedido”, salientou.

 

A previsão é lançar o edital de licitação em novembro e começar a obra em abril de 2014. “Esta duplicação vai trazer segurança ao transporte coletivo e motoristas, evitando acidentes, com mortes e feridos”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. De janeiro de 2010 a dezembro de 2012, aconteceram 639 acidentes, com 438 feridos e 10 mortes.

 

A estimativa do DER é que, por ano, o Estado tenha prejuízo de mais de R$ 12 milhões. Este dado se baseia na planilha de cálculo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), que quantifica em dinheiro a perda de vidas, as sequelas em acidentados e a destruição de veículos.

 

Para o prefeito de Piraquara, Marcus Mauricio de Souza Tesserolli, o Estado entendeu a necessidade da região. “O Governo do Paraná antecipou o projeto, previsto para fevereiro, e está fazendo alterações a pedido da população e das prefeituras”, disse Tesserolli.

 

PROJETO – O projeto do DER-PR prevê ampliação da circulação entre os dois municípios, por onde passam mais de 30 mil veículos por dia, entre o Rio Atuba, em Curitiba, até a entrada de Piraquara.

 

No primeiro trecho, até a linha férrea, a proposta é implantar mais uma faixa de circulação nos dois lados da Avenida João Leopoldo Jacomel, em 3,9 quilômetros. Também serão construídas ciclovia e calçadas, além de passarelas. A nova faixa será usada por ônibus e para conversões de veículos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *