SERVIÇOS

Sanepar anuncia investimentos de quase R$ 12 bilhões até 2029

Entre as prioridades está a ampliação do índice de coleta e tratamento de esgoto

R$ 11,8 bilhões. Esse é valor que a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) pretende investir no estado nos próximos cinco anos. Entre as prioridades está a ampliação do índice de coleta e tratamento de esgoto.

No Paraná, de acordo com a Sanepar, o Índice de Rede Coletora de Esgoto está em 80,8%. Ou seja, 20% da população dos 344 municípios atendidos pela companhia ainda não têm acesso a saneamento básico.

No Brasil, o Marco Regulatório estabelece uma meta para universalizar o saneamento básico em todo o país até 2033. Segundo o presidente da Sanepar, Wilson Bley, no estado a meta é atingir essa meta em 2029.

Com relação ao abastecimento de água da população urbana, o índice de cobertura é de 100%. Um dos grandes problemas que a companhia enfrenta é com o desperdício de 35% da produção de água.

Investimentos em novas tecnologias têm contribuído para detectar e sanar com mais agilidade vazamentos na rede.

O presidente destaca ainda alguns importantes avanços conquistados pela companhia em 2024. Um exemplo é a obtenção do licenciamento para a construção da Barragem do Miringuava.

No Ranking do Saneamento Básico brasileiro, divulgado pelo Instituto Trata Brasil em março de 2024, a Sanepar mantém suas principais cidades entre as 20 primeiras em saneamento: São Maringá (1º), Cascavel (9º), Ponta Grossa (10º), Maringá (14º), Foz do Iguaçu (13º), Londrina (14º). Curitiba ocupa a 22ª colocação sendo a terceira capital mais saneada do país. (SNIS 2022).