CAMPINA GRANDE DO SUL – Paraná, Parabéns pelos 74 anos de História
Parabéns, Campina Grande do Sul! 74 anos de história e conquistas!
Campina Grande do Sul celebra mais do que uma data celebra o orgulho de um povo de ser campinense.
São 74 anos de luta, trabalho e desenvolvimento, construídos por um povo que acredita, sonha e faz acontecer.
De um pequeno povoado, nascido da coragem e esperança de seus primeiros moradores, Campina Grande do Sul se tornou uma cidade acolhedora, próspera e cheia de vida, que segue crescendo sem perder suas raízes.
Que o futuro continue sendo escrito com união, respeito e amor por essa terra que chamamos de lar.
Etimologia: Campina – Palavra formada pelo termo “campo”, acrescido do sufixo nominativo “ina”. O termo “campo” origina-se do latim “campus” designando região de grande extensão de terra, que tem ou não árvores esparsas. O sufixo “ina” vem do latim “inu”, e designa origem, semelhança, natureza. Grande – Origina-se do latim “grande” e refere-se a extensão, volume. do – Contração da preposição “de” (posse), com o artigo masculino “o”. Sul – Vem do anglo-saxônico “suth”, através do francês “sud”, significando ponto cardeal que se opõe ao norte, designando ainda região situada ao sul.
Origem Histórica: A primeira povoação do atual município remonta a 1666, fazendo parte do município de Arraial Queimado (atual Bocaiúva do Sul).
Pela Lei n.º 360, de 18 de abril de 1873, foi criada a Freguesia de Campina Grande. Neste mesmo ano, a 15 de outubro, Francisco Garcia de Lima e Antônio Ribeiro dos Santos doaram o terreno onde encontra-se a igreja do padroeiro São João Batista.
Em 26 de novembro de 1883, pela Lei Provincial n.º 762, foi criado o município de Campina Grande. A instalação deu-se a 22 de março de 1884, quando foram empossados os primeiros Camaristas do lugar, a saber: Alferes João Batista Bueno, Cândido José dos Santos, tenente João Luíz dos Santos, Florêncio Gonçalves D’Assunpção, Pedro Bueno do Espírito Santo, Vicente Borba Cordeiro e o capitão Emigdio Alves Cordeiro.
O Decreto-Lei n.º 37, de 11 de fevereiro de 1890, mudou a denominação de Campina Grande para Glicério. A Lei Municipal n.º 01, de 16 de novembro de 1890, reverteu a denominação para Campina Grande.
Em 1939, por Decreto Estadual, foi extinto o município de Campina Grande com denominação alterada para Timbu, termo que não agradou a população.
Através da Lei n.º 790, de 14 de novembro de 1951, restauraram-se os direitos políticos do município. A 07 de fevereiro de 1956, pela Lei n.º 2.593, retornou à antiga denominação de Campina Grande, acrescida de “do Sul”, para diferenciá-lo de município homônimo no Estado da Paraíba.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pg. 66.
