Emoção e fantasia marcam as apresentações do projeto Cantar e Encantar em Pinhais
Cerca de 1.400 pessoas prestigiaram o evento, no qual crianças de quatro e cinco apresentaram músicas que se consolidaram através dos filmes infantis
O mundo encantado dos clássicos de cinema, foi o tema do Projeto Cantar e Encantar de 2013, apresentado nos dias 18 e 19 de setembro. A magia dos filmes infantis foi representada através de musicais, de maneira fascinante pelos alunos dos Centros de Educação Infantil de Pinhais. Foram dois dias de apresentações com auditório lotado, de pais e familiares empolgados e ansiosos por ver os filhos no palco.
Cerca de 1.400 pessoas apreciaram o espetáculo. Na platéia gritos, assovios e olhos marejados de emoção em ver os pequenos fantasiados, e dançando alegremente, num belíssimo cenário montado pelos profissionais de educação. Nos corredores, pais amontoados para fotografar e filmar todos os passos do que acontecia em cima do palco.
Em meio a tantos pais e mães, Eliane Flausin, também era só orgulho, em ver o pequeno Vitor Hugo se apresentando pela segunda vez. “O ano passado ele já participou. Eu achei encantador, como sempre”, disse Eliane.
O projeto Cantar e Encantar, é um recurso lúdico que o município traz para auxiliar a criança no seu desenvolvimento integral e seu aprendizado. O prefeito Luizão Goulart elogiou o trabalho dos servidores da Secretaria de Educação que vem fazendo um belo trabalho com as crianças do município. “É evidente o entusiasmo dos alunos da rede municipal de ensino, resultado de um trabalho sério e eficiente realizado pelos profissionais que atuam na educação de Pinhais”, ressaltou o prefeito.
Na abertura do evento, uma pitada a mais de emoção ficou por conta do aluno Jean, do CMEI Vó Charlote. O pequeno se apresentou sozinho, fazendo a performance da música “Gangnam Style”, do cantor Psy. Ao todo foram 410 alunos participantes, que apresentaram musicais baseados em clássicos como: a Cinderela, os Smurfs, Rei Leão, Chapeuzinho Vermelho, Irmão Urso, os Flintstons entre outros.
Para assistir a apresentação da aluna Nicole de Souza, de quatro anos, do CMEI Helena Kolody, estavam a mãe, o pai, a irmã e a avó. Todos na espera da menina entrar no palco para o musical da Pequena Sereia. Depois da apresentação muitos beijos e abraços na filha. “Achei lindo, maravilhoso, a prefeitura está de parabéns por nos proporcionar momentos como esse”, conta a mãe Michele Morais Rodrigues.
Ao todo participaram da organização cerca de 60 pessoas. Segundo uma das coordenadoras do projeto, Nerilda Emerique Fúcio, foram seis meses de ensaio com as crianças para chegar a esse resultado. “A música já é utilizada nos CMEI’s para atender a proposta pedagógica, mas inserimos este projeto como objetivo de utilizar a música de forma mais dirigida, mais elaborada. E o resultado tem sido surpreendente, cada ano a experiência é diferente”, conta Nerilda.
Para os espectadores o prêmio foi ver centenas de crianças, interagindo, se movimentando e fazendo um belíssimo espetáculo. Já para as crianças o maior reconhecimento eram os aplausos empolgados de toda a platéia, que não dispensava um “oohh”, quando os pequenos pisavam no palco.