Campanha de vacinação contra a gripe já atingiu 32% da meta em Piraquara
Campanha de vacinação contra a gripe já atingiu 32% da meta em Piraquara
Todas as unidades de saúde de Piraquara estão mobilizadas com a campanha que segue até o dia 22 de maio
A Campanha Nacional de Vacinação teve início na última segunda, e até o último sábado (9) atingiu 32,05% da meta em Piraquara. Todas as unidades de saúde do município estão mobilizadas com a campanha, até agora mais de 5000 pessoas foram vacinadas contra o vírus da Influenza, e a expectativa é imunizar cerca de 16 mil consideradas dos grupos prioritários, até o dia 22 quando encerra a ação.
No último sábado (09) todas as unidades de saúde do município participaram do Dia D de vacinação, e atenderam durante todo o dia. A influenza, conhecida popularmente como gripe, é uma doença respiratória de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil. Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral.
A principal intervenção preventiva para a doença é a vacinação. A campanha anual, realizada desde 1999, entre os meses de abril e maio, contribui ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento das infecções secundárias e mortes evitáveis. (Ministério da Saúde).
Vale ressaltar que é de extrema importância tomar a vacina no período estabelecido pela campanha, pois no momento em que os vírus estiverem circulando em grande quantidade, o organismo já produziu anticorpos para proteger contra a doença.
Confira quem deve procurar uma unidade de saúde para receber a vacina
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias)
Gestantes (a vacina é segura em qualquer idade gestacional)
Puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto)
Trabalhadores da área da saúde
Povos indígenas
Indivíduos com 60 anos ou mais
Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (necessário apresentação de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina).
Cuidados de prevenção básicos devem ser mantidos
A vacina contra a gripe é a forma mais indicada de prevenção, mas uma boa dica é manter as mãos sempre limpas. Ao entrar em contato com outras pessoas em aperto de mão, após andar de ônibus ou pegar em objetos acessados por várias pessoas, e antes das refeições, não esqueça de lavar as mãos. Qualquer pessoa que apresente algum sintoma como febre acima de 38ºC, tosse e dor de garganta, deve procurar o serviço de saúde o mais rápido possível. É importante não tomar medicação sem prescrição médica, pois isso pode mascarar os sintomas e prejudicar o diagnóstico e o tratamento correto da doença. Quem estiver com sintomas de gripe deve evitar locais aglomerados e fechados e ter cuidado ao espirrar ou tossir, evitando contaminar outras pessoas com o vírus.