Saúde Mental de Piraquara realiza ações de orientação nesta semana
Saúde Mental de Piraquara realiza ações de orientação nesta semana
A programação acontece em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental
A Organização Mundial de Saúde estabeleceu a data de 10 de outubro como o Dia Mundial de Saúde Mental e como todos os anos, o município de Piraquara realiza uma programação diferente em comemoração a este dia. Durante toda a semana, de 05 a 09 de outubro, os serviços dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) estarão desenvolvendo atividades singulares, com participação de usuários, familiares, profissionais da saúde e de outros setores da Prefeitura, com o intuito de desmistificar os paradigmas que cercam os transtornos mentais. No dia 08, quinta-feira, das 8h30 às 12h, em frente a Igreja Matriz na Av. Getúlio Vargas – Centro, as equipes de Saúde Mental e os usuários estarão realizando panfletagem e orientações sobre saúde mental. O objetivo desta ação é divulgar à população de Piraquara sobre as diversas formas de cuidado com a saúde mental e como a população pode se beneficiar com os serviços especializados em saúde mental existentes no município.
Durante muitos anos, as pessoas portadoras de transtornos mentais, usuários de drogas e alcoolistas, eram encaminhados direto para os hospitais psiquiátricos, sem direito à escuta, à expressão, e à liberdade. Porém, com a reforma psiquiátrica e a partir da Lei nº 10.2016/2001, o processo do cuidado com esta população passou a ser vista como um sofrimento mental, que necessita de atenção e tratamento humanizado.
Em Piraquara os CAPS trabalham de ‘portas abertas’, ou seja, não é necessário encaminhamento, qualquer pessoa pode procurar os serviços diretamente. No CAPS II Transtornos Mentais o acolhimento é feito todos os dias às 8h; no CAPS AD Álcool, Crack e outras Drogas, todos os dias às 13h. Neste momento o usuário é acolhido por um técnico em saúde mental, que avalia as condições psicossociais e realiza os procedimentos necessários para a melhor condução do caso.