Transporte escolar em Piraquara entra em greve por falta de pagamento; Prefeitura nega atraso
Os trabalhadores do transporte escolar de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, suspenderam as atividades nesta quarta-feira (14) alegando falta de pagamento.
Eles são contratados da empresa Expresso Vila Real, que presta serviço terceirizado para a prefeitura da cidade. O prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, negou que o pagamento esteja em atraso e afirmou que, por lei, a administração tem até 30 dias para efetuar o pagamento referente ao mês vigente.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Paraná (Sitro), a empresa alega que não recebeu os vencimentos da prefeitura e, por isso, não consegue repassar aos trabalhadores.
“Nós já estamos parados, já deflagramos a greve que tínhamos comunicado para a empresa.
Eles estão dizendo que a prefeitura não pagou, mas o problema não é dos trabalhadores que passaram o feriado sem dinheiro. A empresa disse que quer negociar uma multa que eles têm que pagar em caso de atraso.
Só queremos receber o que é de direito”, descreve Paulo Roberto, do Sitro, na manhã desta quarta-feira à Banda B.
Entretanto, a Prefeitura de Piraquara alega que não há atraso no repasse e a falta de pagamento acontece dentro da empresa. “Estamos com o pagamento com essa empresa rigorosamente em dia, nunca atrasamos o pagamento um dia sequer.
O que nós temos aqui é uma nota enviada pela empresa no último dia 5 e que temos por lei 30 dias para fazer o pagamento. Todo mês é assim.
É a mesma coisa que a conta de luz, que vence no dia 5/11, fosse cortada porque não pagaram. Estamos em dia e temos 30 dias para pagar. Estranha a alegação da empresa em dizer que a prefeitura não fez o pagamento”, descreveu.
A empresa Expresso Vila Real afirmou que vai se reunir com representantes da prefeitura para discutir o impasse.
Nota extraída do site da Prefeitura de Piraquara informa:
Nota de esclarecimento: Transporte escolar
A prefeitura informa que está em dia com os pagamentos para a empresa prestadora do serviço e que vai exigir a normalização do transporte
A Prefeitura de Piraquara informa que o transporte escolar de 3.322 alunos da rede municipal, estadual e especial de ensino é prestado pela empresa terceirizada Transporte Coletivos Vale Real Ltda e que os pagamentos pela prestação do serviço estão todos em dia.
Na tarde desta terça feira (13) a prefeitura se reuniu com a empresa e optou por efetuar o pagamento antes do vencimento do prazo estipulado em contrato (30 dias) para não prejudicar os alunos e os trabalhadores que necessitam do subsídio.
Vale ressaltar que o atraso salarial dos motoristas e monitores do mês de setembro não pode ser atribuído ao município, pois o mesmo cumpriu com as suas obrigações previstas no contrato Nº 07/2012. A prefeitura agora vai exigir da empresa a normalização do transporte e fica a disposição das famílias dos estudantes e trabalhadores para prestar qualquer esclarecimento.
Prefeitura de Piraquara