Piraquara Rosa encerra programação com Caminhada
Durante todo o mês aconteceram ações de conscientização e orientação
Durante todo o mês de outubro o município vivenciou a campanha Piraquara Rosa, com diversas ações de conscientização e orientação pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
A programação, organizada e apoiada pelas Secretarias de Saúde e de Cultura, Esporte e Lazer e pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM), movimentou diversas regiões da cidade. No início de outubro (09) foi realizada uma Caminhada na região do Guarituba, organizada pela equipe de saúde da Unidade Caiçara, com grande participação da comunidade. O trajeto escolhido foi próximo à Unidade Caiçara, pela Rua Betonex.
As palestras de conscientização e orientação foram realizadas no Hospital San Julian e na Igreja Assembleia de Deus, no Centro. Outra ação que chamou a atenção foi a solicitação de mamografia em lugares diferenciados, com grande movimento de pessoas. As mulheres tiveram a oportunidade de solicitar o exame em lugares próximos às suas casas como supermercados, Igrejas e Escolas Municipais. Para o Grupo Maturidade em ação foi organizado um espaço especial para a solicitação do exame, e a maioria das mulheres aproveitaram a oportunidade. O Conselho da Mulher, com a Campanha Quem Ama Abraça, também realizou atividades em prol da saúde da mulher e da prevenção à violência. No Centro da Juventude, no bairro Recanto das Águas, um dia inteiro (15) foi dedicado ao tema com a participação de servidores da Educação, da Saúde, da secretária de Educação Loireci Dalmolim de Oliveira, do CMDDM e da comunidade. Foi realizada uma dança circular orientada por Ana Paula Jacomel, coordenadora da Biblioteca Pública Municipal. As professoras da Escola Municipal João Batista Salgueiro, Bruna (Educação Física) e Fabiana (canto) abraçaram a causa e realizaram uma atividade física com os presentes, além de levarem o grupo de coral da Escola para uma apresentação. Durante a programação do dia ainda foram realizadas palestras.
Para encerrar o cronograma, no dia 28 aconteceu mais uma edição da caminhada ‘Todos contra o câncer de mama’, com a participação de 300 pessoas, saindo do calçadão em frente à Casa da Memória até a Câmara Municipal, chamando a atenção da população para o tema. Na chegada os caminhantes participaram de uma dança turca e assistiram a apresentações do coral da Maturidade e do Grupo Folclórico Italiano Primo Amore. A cada ano a participação da população aumenta, principalmente porque as ações estão ocorrendo em lugares mais movimentados, como explica a primeira dama. “Essa campanha está nos trazendo bastante alegria porque percebemos que ela cresce a cada ano. Ela existe no Brasil todo, o Paraná é um dos estado pioneiros nesta Lei, e em 2011 a professora Sirley Marchioratto, então vereadora, trouxe esta Lei para Piraquara. Esse ano a programação foi diversificada, além das caminhadas no Guarituba e no Centro que são importantes para chamar a tenção para a causa, aconteceram ações de solicitação de mamografia nas Unidades de Saúde, em Escolas Municipais, em Igreja e também nos mercados, onde há um fluxo de pessoas muito intenso. Então esperamos que a Campanha cada vez tenha maior adesão e é uma alegria, como aconteceu na Caminhada, as mulheres cantando, sorrindo e se unindo em prol de uma causa tão importante”, diz Ana Mazon de Souza Tesserolli, integrante do CMDDM.
A professora Sirley, que sugeriu a criação da lei para a Campanha em Piraquara, fica muito feliz em ver que as mulheres estão participando e se cuidando mais: “estou felicíssima porque a cada ano que passa há um maior engajamento das mulheres e acredito que elas estejam se conscientizando sobre a importância do auto exame e da mamografia, e que a mulher precisa se cuidar, não só no mês de outubro, mas durante o ano todo. A mulher precisa se amar, se prevenir e ao mesmo tempo para evitar que essa doença traiçoeira chegue de súbito”, declara Sirley Marchioratto, ex-vereadora.
O objetivo da campanha Piraquara Rosa é socializar informações sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. As ações deste ano já deram bons frutos, como explica Claudiane Meira Drapalski, coordenadora da Saúde da Mulher. “Fomos em supermercados, escolas, procuramos os funcionários, as Secretarias, e isso mostrou um momento de união entre todos, mostrando que neste momento Piraquara está engajada em mostrar para a mulher que é importante se cuidar. Tivemos um cronograma para a solicitação de mamografia e em vários locais as pessoas procuravam as equipes da Saúde, que foram muito bem recebidas pelos comerciantes e Secretarias municipais, foi muito legal”, conclui.