CULTURA & LAZERDESTAQUE

Sessão solene celebrou o Dia do Rio em Piraquara

A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades do município
Na última terça feira (24) uma sessão solene na Câmara Municipal de Piraquara celebrou o Dia do Rio. A cerimônia contou com a participação dos vereadores, representantes da Prefeitura de Piraquara, Rotary Club de Piraquara, Grupo de Escoteiros Guardiões da Água e a comunidade em geral.

Celebrado no dia 24 de Novembro, o Dia do Rio tem um significado especial em Piraquara, devido ao rico patrimônio hídrico que o município possui, e pelo precursionismo na criação da comemoração. A data foi estabelecida em 1991 por iniciativa do Rotary Club, e instituída por meio da Lei Municipal 98/1991. Em 1995 foi criada a Lei Estadual e a ONU estuda o projeto do Dia Mundial do Rio.

O Presidente do Rotary de Piraquara, Cláudio Santos, destacou o trabalho de conscientização do Dia do Rio e a continuidade dele. “O Rotary Internacional tem a incansável tarefa de trazer este assunto, seja qual for resultado e alcance desta conscientização, orientando muitos ou poucos, nós Rotarianos, estaremos sempre com esta bandeira ativa em nossas ações”, destacou.

Representando o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, o Secretário de Comunicação e Chefe de Gabinete, Márcio Mainardes, falou sobre as ações desenvolvidas em Piraquara para preservar as nascentes. “Hoje por meio de um projeto inédito, o município propõe uma compensação para proprietários de áreas com nascentes para preservarem essa riqueza. Ações e campanhas de conscientização são permanentes em escolas e em todo município com o intuito de chamar a atenção da população”, destacou.

O Rotariano Aroldo Biss ainda contou um pouco da história do Dia do Rio, lembrou de personagens marcantes na iniciativa como o ambientalista, Jorge Grando. “Há 24 anos o Rotary de Piraquara em parceria com as demais instituições do município dá exemplo, e juntos fazemos a nossa parte no combate da degradação dos rios do município e do Paraná”, destacou.

Eles também falaram do projeto da “Da fonte ao turbilhão”, iniciado em Piraquara com a coleta de uma garrafa de água nas nascentes do Rio Iguaçu e que está percorrendo todos os municípios do Paraná por onde o rio passa. O objetivo é fazer com que cada Clube de Rotary desenvolva alguma ação de conscientização em seu município. No final da viagem a intenção é realizar um ato entre os clubes participantes e também do Paraguai e Argentina para comemorar o projeto e ressaltar a importância dos rios.
Sessão solene celebrou o Dia do Rio em Piraquara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *