Formatura do terceiro ciclo do Proerd encerra o Programa em 2015
1600 participaram neste ano e o Programa deve continuar em 2016
A formatura das turmas que participaram do terceiro ciclo do Proerd em Piraquara encerra um ano inteiro de trabalho de prevenção às drogas e à violência com 1600 alunos da rede municipal. Neste terceiro ciclo do Programa participaram alunos dos 5ºs anos das Escolas Municipais Antônio Scarante, Geraldo Casagrande, Manoel Eufrásio, Emília Capelini Valenga, Guilherme Ribeiro e Marlene Licheski, totalizando 463 crianças. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência tem o objetivo de prevenir o uso indevido de drogas entre as crianças e jovens, melhorar o relacionamento entre os alunos e orientar sobre como ajudar os demais. Em Piraquara o Programa foi realizado desde março, com os 1600 alunos do 5º ano, que tem em média de 9 a 11 anos. Além das aulas nas salas e atividades externas nas escolas, os participantes recebem como material de apoio uma apostila. Este ano o Programa em Piraquara foi um desafio, pois teve como meta atender todos os alunos dos 5ºs anos, como explica o Tenente Mazon – BPEC, um dos responsáveis pelo Programa acontecer no município. “Nós estamos encerrando um ciclo de 1600 alunos formados no Proerd no município de Piraquara. Estamos muito felizes porque atingimos a nossa meta, que era formar 100% dos alunos de 5º anos das Escolas Municipais do município, e é importante também enaltecer a atuação da Prefeitura nessa parceria. Então nós fechamos esse compromisso com o prefeito municipal, firmamos esse convênio e hoje estamos finalizando a formatura das 53 turmas”, diz o tenente. Ele também comentou sobre o resultado para as crianças, que é sempre positivo: “o que fica de positivo é que nós temos 1600 alunos que a partir de hoje tornam-se sementes do Proerd. Eles vão multiplicar esses conhecimentos com os colegas, com os pais e com a comunidade em que eles vivem, praticando prevenção a partir do momento que eles participam dessas aulas com o policial Guilherme, que de forma muito especial proporcionou essas lições do Proerd a esses adolescentes e crianças de Piraquara”.
O prefeito explica os aspectos mais importantes do Programa, como a aproximação da Polícia Militar com as escolas e a propagação do debate desses temas com as famílias. “O mais importante é essa parceria que estamos tendo com a Polícia Militar e esse curso fantástico do Proerd, trazer essas crianças para perto da Polícia e poder realizar este sonho, Piraquara não tinha e hoje tem esse Programa de Erradicação da Violência e das Drogas para dentro da casa de cada um dos moradores de Piraquara”, Marcus Maurício de Souza Tesserolli, prefeito de Piraquara.
Para a secretária de Educação os resultados deste ano de trabalho também já aparecem, já que o Programa teve efeitos nas Escolas e para as famílias. “O que teve de mais positivo foi que toda a comunidade acolheu o Programa com muita responsabilidade, nos dias que tinha Proerd nas Escolas havia pouquíssimas faltas e o mais interessante é que a gente provocou a discussão sobre o uso de drogas e violência dentro das famílias, esse foi o grande retorno”, diz Loireci Dalmolim de Oliveira, Secretária de Educação.
A Polícia Militar acredita que essa aproximação com as crianças e as famílias melhora sua atuação e a visão da comunidade com relação ao seu trabalho. “A Polícia Militar acredita que a aproximação com a comunidade e principalmente com os alunos, com as escolas, é de fundamental importância para que nós criemos uma cultura de segurança pública desde cedo para as crianças, principalmente voltadas para a negação com relação ao uso da droga, e o Proerd é um programa que exercita exatamente esse contexto, para que desde cedo as crianças se neguem absolutamente a usar drogas e conheçam questões ligadas ao civismo e à cidadania, para que no futuro tenhamos bons cidadãos”, diz Major Neto, Subcomandante BPGd. Ele fala também da importância da aproximação com as crianças, para que elas entendam seu trabalho: “na verdade existe um certo estigma desde cedo, pois muitos falam para as crianças que a polícia vai pegar, que é para ter medo, mas na verdade não, pelo contrário, o policial militar é um cidadão que está sempre disposto a ajudar, sempre próximo à comunidade, disposto inclusive a dar a sua vida em prol do cidadão. É isso que nós queremos que a criança desde cedo entenda”, declara o Major.
O soldado Guilherme, que foi instrutor do Proerd durante todo o ano, conta que os objetivos foram alcançados. “Aqui em Piraquara desde 2007 não havia o Proerd, então este ano foi um desafio, todas as escolas atendidas, 53 turmas, 19 escolas e encerramos agora com o terceiro ciclo com a formatura de seis escolas. Mas deu tudo certo, o principal objetivo foi atingido, tenho certeza que a maioria das crianças sabe o caminho correto a seguir, vão saber tomar decisões corretas e responsáveis, sempre longe das drogas e da violência”, conta o soldado.
As crianças gostam muito das atividades realizadas, que trazem reflexões sobre o uso de drogas, o relacionamento com os colegas e professores e mudanças de comportamento. Para elas, o aprendizado é para a vida toda. Kelry da Silva e Silva, 10 anos, conta o que aprendeu: “sobre o cigarro, bebidas e as drogas, que não devemos usar”. O relacionamento com os colegas também melhora, “está melhor agora, antes eu não era muito boa com a minha amiga, nós brigávamos, mas agora está bem melhor”, diz a aluna. E o conhecimento é para a vida inteira: “claro, todo o sempre”, finaliza Kelry.
O Programa vai muito além da sala de aula, pois a família também percebe o retorno em casa. Os pais Davi de Jesus Meneses Teixeira e Flaviana da Silva e Silva falam que a filha “aprendeu bastante coisa sobre não se envolver com coisas erradas ou ilícitas, brigas na escola”. A mãe conta que “já conversava antes com ela sobre esses assuntos, mas agora melhorou mais, para ela será melhor, agora na adolescência, e também houve debates sobre racismo”, declara Flaviana.
Além de todo o aprendizado, eles têm admiração pelo instrutor. O soldado Guilherme foi recebido na solenidade com muita animação dos alunos e familiares e recebeu uma homenagem. Durante a cerimônia de formatura alguns alunos leram textos que escreveram sobre o Programa. O juramento foi um momento importante, quando as crianças prometem colocar em prática todo o aprendizado durante o Programa. A animação ficou por conta da Banda Proerd, composta por policiais militares.
Para o próximo ano, o plano é que o Programa continue. Para o Tenente Mazon, “o objetivo é que o Programa continue e que permaneça alcançado esse percentual de alunos aqui no município”. O Soldado Guilherme, instrutor do Proerd, também comenta: “todos esperam que continue, nós temos uma reunião ainda com o prefeito mas eu tenho certeza que o Programa vai continuar ano que vem, atendendo a 100% das Escolas”. Mas o Prefeito já confirma, o Proerd continua em Piraquara em 2016. “Com certeza, ano que vem nós vamos efetivar, temos a experiência de um ano de Proerd e vamos usar essa experiência em nosso favor. Com certeza, 2016, vai ser um ano que o Proerd vai ser mais forte ainda”, afirma o prefeito.
VEJA O VIDEO