“Dia D” contra a Dengue, Zika e Chikungunya ocorre nesta sexta em Piraquara
O “Dia D” promoverá a prevenção e a conscientização dos munícipes em Piraquara
Nesta sexta feira (08), a Secretaria de Saúde vai iniciar as ações do “Dia D” que tem como intuito a prevenção aos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya no Estado do Paraná. Segundo a Divisão de Vigilância Ambiental, é dentro das residências que se encontram cerca de 85% dos locais que podem favorecer o surgimento de focos do Aedes aegypti, por isso será priorizada a conscientização dos munícipes com relação aos principais criadouros domésticos deste mosquito.
Serão desenvolvidas atividades com a população nas Unidades de Saúde CAIÇARA – CARLOS JESS e ELFRIDE DE OLIVEIRA MIGUEL pela manhã, e na CENTRAL – OSMAR PAMPLONA e MACEDO – Dr° TAKAMI TANO pela tarde.
Prevenção permanente
Além das ações de conscientização relacionadas ao “Dia D”, o Setor de Prevenção à Dengue atua de forma ininterrupta no monitoramento da presença do mosquito em Piraquara através de armadilhas ovitrampas e na inspeção quinzenal de logradouros com maior potencial de desenvolvimento de criadouros do mosquito transmissor da dengue, tais como cemitérios, borracharias, ferros-velhos e comércios de materiais recicláveis.
Também são realizadas ações de inspeção em casas e logradouros selecionados de acordo com o risco e a área do município em que se localizam e sempre que surge uma suspeita de dengue em um raio de 300 metros. Terrenos baldios também são regularmente inspecionados em busca de larvas, normalmente em ações junto à Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e a Secretaria de Infraestrutura, que executam a retirada de lixo destes locais.
Sempre que um munícipe identificar uma área de risco ao surgimento do mosquito transmissor da dengue pode solicitar uma verificação do Setor de Prevenção à Dengue através da Ouvidoria da Saúde, no telefone 3590-3729.
É importante ressaltar que os principais criadouros do mosquito transmissor da dengue ocorrem na água parada acumulada em vasos de plantas, pneus, latas e garrafas, caixas d’água, tonéis e baldes. Calhas de água entupidas e canos, ralos e vasos sanitários sem uso também podem ser um risco, assim como o recipiente de água de seu animal de estimação e o vaso de plantas aquáticas. Até o momento não existe confirmação do desenvolvimento de criadouros do mosquito transmissor da dengue em poças d’água, rios, águas pluviais (da chuva) acumulada no ambiente e em água suja ou de esgoto.
A melhor ação contra a Dengue, o Zika e a Chikungunya é a prevenção ao mosquito transmissor através da eliminação de seus criadouros, pois uma vez que ocorre a infestação do município pelo mosquito Aedes aegypti é praticamente impossível sua eliminação.
Alerta
A Secretaria de Saúde faz um alerta para quem viajou neste final de ano e apresentou febre alta de início súbito, dor no corpo, manchas vermelhas no corpo, dor nas articulações e músculos e olhos vermelhos sem coceira e sem secreção, especialmente as gestantes, para que procurem uma Unidade Básica de Saúde ou a Unidade de Pronto Atendimento de Piraquara. Gestantes devem procurar uma Unidade Básica de Saúde antes de viajar, qualquer que seja o motivo, e redobrar as medidas de prevenção ao contato com o mosquito transmissor da dengue, inclusive utilizando repelentes apropriado.
O cuidado com a residência é dever de todo cidadão piraquarense! Se cada um fazer sua parte é possível prevenir a infestação do mosquito Aedes aegypti e as doenças que ele transmite.