Piraquara terá Sábado da Faxina contra o mosquito Aedes
O dia 06 deve ser marcado pela mobilização de toda a comunidade
No próximo dia 06 de fevereiro acontece em Piraquara o Sábado da Faxina contra o mosquito Aedes aegypti, com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, da zika e do chikungunya. A mobilização será realizada por equipes da Prefeitura, mas toda a comunidade está convidada a participar. O lixo e o entulho são os principais locais de acúmulo de água parada, tornando-se passíveis à criação de larvas. Assim, é de extrema importância que cada família colabore limpando sua casa, seu terreno ou quintal, pois o combate ao mosquito é uma responsabilidade de todos.
Muitos focos do mosquito são identificados em locais de pouca visibilidade, como em ocos de árvore, ralos, reservatórios de água de geladeira e ar-condicionado, calhas, entre outros espaços, por isso tudo precisa ser limpo e a vistoria deve ser rotina dos moradores. A vistoria semanal é recomendada porque o ciclo de reprodução do mosquito, após a eclosão dos ovos, dura em média dez dias. Com isso, é possível eliminar a larva do Aedes aegypti e evitar que o inseto chegue à forma adulta.
Paraná
Até o momento, onze municípios paranaenses já entraram em situação de epidemia. Há o risco deste número aumentar, visto que três em cada quatro cidades do Estado são consideradas infestadas pelo Aedes aegypti. No Estado, mais de 90% dos criadouros encontrados pelas equipes de saúde estão dentro de residências e quintais. O principal vilão é o lixo, mas todo objeto ou local que possa acumular água precisa ser verificado e eliminado.
Check list
Para ajudar na limpeza e vistoria das casas e terrenos, Estado disponibilizou um check-list com os principais locais que devem ser verificados pelos moradores.
Fique atento
Denúncias
Em Piraquara as denúncias de possíveis criadouros de mosquito podem ser feitas na Vigilância Epidemiológica através dos telefones 3590-3762 e 3590-3763.