Parque das Águas foi registrado pelo grupo Croquis Urbanos

Durante toda a manhã eles permaneceram no local e no final realizaram uma exposição com os desenhos produzidos
O Parque das Águas Jocob Simião serviu de inspiração para o grupo Croquis Urbanos de Curitiba, neste domingo (15). A iniciativa reúne desenhistas iniciantes, amadores e profissionais que escolhem locais marcantes das cidades como tema para desenhos de observação livre. Durante toda a manhã eles permaneceram no parque e no final realizaram uma exposição com os croquis produzidos.

Aproximadamente 30 desenhistas participaram do encontro número 167 dos Croquis Urbanos – Curitiba. Eles foram recebidos no início da manhã pelo Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, e servidores da prefeitura. “É uma satisfação receber o grupo, que é conhecido por registrar locais importantes e históricos da capital e que agora farão os desenhos do nosso Parque das Águas”, destacou o prefeito durante breve apresentação do município.

Eles alteraram a rotina do parque e chamavam a atenção de quem passeava pela manhã. Divididos em diferentes pontos, cada um escolheu a paisagem de sua preferência para desenhar. A gaucha de Porto Alegre, Maristela Comparsi, esteve pela primeira vez em Piraquara e destacou a receptividade. “É uma novidade a região, então além de desenhar estou turistando. O que me chamou a atenção é que as cidades que ficam próximas das capitais acabam sendo sufocadas, mas reservam locais lindos como esse”, enfatizou.

Já a desenhista, Sandra Mara dos Santos, ficou encantada com as características do parque. “A proposta desse espaço de interação entre a natureza e a cidade dá muito certo em Curitiba. Mesmo com o pouco tempo do parque é possível observar como a vida silvestre os animais já estão se ambientando. O entorno com as montanhas também é muito belo e inspirador”, ressaltou.

De acordo com o Secretario de Cultura, Esporte e Lazer, Angelo Vanhoni, a visita do grupo Croquis Urbanos possibilita a divulgação diferenciada do Parque das Águas e de Piraquara para todo o mundo. ”É importante que Piraquara possa se enxergar pelos olhos dos outros. Eles fazem parte de um grupo de desenhistas que está organizado em todo o planeta, então as fotografias divulgadas por eles vão percorrer o mundo”, finalizou.

Após exposição no Parque das Águas os desenhistas foram conhecer e almoçar na Colonia Santa Maria do Novo Tirol, onde ocorreu a 15ª Festa Trentina.

Croquis Urbanos

Croquis Urbanos é um grupo aberto de desenhistas iniciantes, amadores e profissionais que passeia por Curitiba em busca de temas para croquis. O objetivo deles é registrar a cidade, seus habitantes e aprender uns com os outros sobre as possibilidades do desenho de observação.

Eles se reúnem todos os domingos pela manhã em pontos conhecidos da cidade, desenham, fazem uma rápida exposição e encerram. O grupo começou em 2013, por influência de um movimento internacional de desenhos urbanos, e já fez desenhos em paisagens famosas de Curitiba, como o Moinho Re­­bouças, os casarões da Ave­­nida Bispo Dom José, o Paço da Liberdade entre outros.
Foto capa: Luiz Kavetski
Parque das Águas foi registrado pelo grupo Croquis Urbanos

Deixe um comentário