Programa Saúde nos Bairros leva a Unidade de Saúde mais perto da comunidade

A equipe de saúde vai onde a população está
O Programa Saúde nos bairros, implantado pela Prefeitura de Piraquara desde o ano de 2015, leva para mais perto da população o atendimento oferecido nas Unidades de Saúde. De forma periódica, uma equipe composta por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde, fica à disposição da comunidade em um local próximo às residências daqueles que têm mais dificuldade para chegar à Unidade de Saúde do bairro.

Durante todo o período de atendimento as pessoas têm a oportunidade de realizar consultas médicas, aferição de pressão, pesagem, renovação de receita e entrega de remédios. Nos casos necessários, a ambulância vai buscar o paciente em casa para a consulta e depois leva de volta.

O serviço é divulgado aos pacientes principalmente pelos agentes comunitários de saúde. O atendimento do Programa é realizado em espaços cedidos por Associações de bairro ou salões de Igreja. a primeira equipe a realizar o serviço foi a da UBS Takami Tano, da Vila Macedo, que acontece na Igreja Católica da Vila Militar e hoje recebe aproximadamente 40 pacientes por dia de atendimento.

O Saúde nos Bairros acontece também no bairro Botiatuva, realizado pela equipe da UBS Capoeira dos Dinos na Capela Nossa Senhora da Conceição na Rua Nova Tirol; Roça Nova, realizado pela mesma equipe, na Capela São João Batista. No bairro Laranjeiras, realizado pela equipe da UBS Nanci Terezinha Laux Beier na Igreja Nossa Senhora dos Remédios; Santa Helena, realizado também pela equipe da UBS Nanci Terezinha, na Associação dos Moradores. No Jardim dos Estados, realizado pela equipe da UBS Wanda dos Santos Malmann, na Igreja Espírito Santo. Na Planta Suburbana, realizado pela equipe da UBS Tia Tiana na Igreja Evangélica do bairro.

Recentemente, em maio, o Programa Saúde nos Bairros foi implantado no Jardim Tropical, realizado pela equipe da UBS Carlos Jess – Caiçara, na Associação dos Moradores do bairro. O espaço foi cedido uma vez por semana para a realização do serviço e a população local ficou muito contente com a novidade.

“Antes eu tinha que ir na Unidade Caiçara, que é longe da minha casa. Agora com o médico aqui ficou ótimo, nós já estávamos pedindo isso faz tempo e aqui temos um atendimento até melhor que na Unidade porque aqui tem menos gente”, diz Eliane Brime. Em nome da Associação dos Moradores do Jardim Tropical, Luzinete da Silva, esposa do presidente, agradece porque “queremos coisa cada vez melhores para nossa região e além da academia ao ar livre que recebemos, esse atendimento médico é muito bom, todos estão atendendo muito bem, é uma grande ajuda porque tem muitas pessoas que não podem ir até o posto, então a saúde vem até nós”. Edissa Antonieta Guiotto conta que mora no Jardim Tropical há 16 anos e “desde que vim para cá, sempre tive que ir até a Unidade Caiçara para consultar, mas agora com o médico perto da minha casa ficou muito bom, e todos os profissionais são muito queridos e esperamos que continue, eu vou vir sempre”, diz.

A vice-presidente da Associação dos Moradores, Anilda Stresser Caldas, declara: “estou muito contente que o médico veio até aqui para atender a população que tem mais dificuldade, principalmente os idosos, e sendo aqui é bem mais perto. É um privilégio ter um médico aqui hoje e esperamos que depois desse benefícios venham muitos mais”.

Para mais informações sobre datas e locais do Saúde nos bairros:

Vila Militar

Local: Igreja Católica da Vila Militar – todas as quintas das 13h às 17h.

Equipe: UBS Takami Tano

Telefone: 3590-3760

Botiatuva

Local: Nossa Senhora da Conceição na Rua Nova Tirol

Equipe: UBS Capoeira dos Dinos na Capela

Telefone: 3590-3755

Roça Nova

Local: Capela São João Batista

Equipe: UBS Capoeira dos Dinos na Capela

Telefone: 3590-3755

Laranjeiras

Local: Igreja Nossa Senhora dos Remédios

Equipe: UBS Nanci Terezinha Laux Beier

Telefone: 3590-3756

Santa Helena

Local: Associação dos Moradores

Equipe: UBS Nanci Terezinha Laux Beier

Telefone: 3590-3756

Jardim dos Estados

Local: Igreja Espírito Santo

Equipe: UBS Wanda dos Santos Malmann

Telefone:

Planta Suburbana

Local: Igreja Evangélica do bairro

Equipe: UBS Tia Tiana

Telefone: 3551-3761

Jardim Tropical

Local: Associação dos Moradores do bairro

Equipe: UBS Carlos Jess – Caiçara

Telefone: 3590-3748
Programa Saúde nos Bairros leva a Unidade de Saúde mais perto da comunidade

Deixe um comentário