Detran promove ações para dia do motorista e motociclista

Hoje é celebrado o Dia Nacional do Motorista, e na quarta as comemorações lembram o Dia do Motociclista. Por isso, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) programou ações educativas durante toda a semana e reforça a responsabilidade dos condutores para a segurança e cuidado com a vida.

“As datas são oportunidades de tratar temas importantes e criar momentos de reflexão. Não se trata de dar parabéns para aqueles que têm uma CNH, mas de lembrá-los da responsabilidade que o documento exige. Claro que as campanhas de conscientização são feitas a longo prazo e de forma constante, mas, nestes dias, a sociedade, a mídia e o poder público se unem em torno de uma mesma mensagem”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

MOTORISTAS – O Dia do Motorista foi instituído em 1968 e é dedicado a São Cristóvão, santo padroeiro dos condutores. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o quarto país com mais mortes no trânsito na América.

MOTOCICLISTAS – A data comemorativa escolhida pela Associação Brasileira de Motociclistas (Abram) é em homenagem ao motociclista e mecânico da Honda, Marcus Bernardi.

Segundo o Boletim Estatístico, da Seguradora Líder, responsável pelo Seguro DPVAT, em 2015, os motociclistas foram as maiores vítimas nas indenizações pagas por Morte e Invalidez Permanente em acidentes de trânsito no Brasil, representando 74% dos acidentados.

PALESTRAS – Nos dias 26, 27 e 28, das 14h às 16h, o instrutor Carlos Amaral fará videoconferência para as telessalas do Detran em Curitiba, Londrina, Sarandi, Foz do Iguaçu e Jacarezinho. A palestra é simultânea e aberta ao público geral, oferecida pela Coopbroker corretora de seguros.

AÇÕES – As atividades serão realizadas em diferentes municípios e regiões do Estado. Na quarta-feira (27), das 11h30 às 13h30, serão feitas abordagens educativas aos motociclistas e revisão rápida de veículos em 18 pontos do Estado. Entre elas, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Sarandi, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Jacarezinho, São José dos Pinhais e Umuarama.

Em Curitiba, as atividades serão no Velódromo do Jardim Botânico, Rua Padre Agostinho próximo à Rua General Mario Tourinho e Rápida Bairro/ Centro próximo ao Terminal do Pinheirinho. No sábado (30), a autarquia promove um treinamento de pilotagem segura, com certificação de curso para os participantes.

Os interessados devem fazer as inscrições no local e receberão certificados de participação. A duração do treinamento é de uma hora e o número de vagas é limitado.
Detran promove ações para dia do motorista e motociclista

Deixe um comentário