Hospital aponta quais são os top 5 alimentos para o coração

Você sabe quais os alimentos mais benéficos para a saúde do seu coração? Adriane Rocha, nutricionista do Hospital Cardiológico Costantini, destaca que não existe mágica, mas que é possível com um dieta equilibrada diminuir os riscos para doenças cardiovasculares. Veja abaixo os melhores cinco alimentos que você deve tentar ingerir e quais devem ser ignorados:

– Salmão e outros peixes gordos

Os ácidos graxos ômega-3 (especificamente o EPA e DHA) encontrados em alguns peixes ajudam a reduzir o tipo de inflamação crônica, que pode levar a doenças cardíacas, entre outras. Se não é fã de peixe pode tentar outras fontes vegetais, como nozes, por exemplo.

– Frutas vermelhas

Além de deliciosas, são também importantes na luta contra as doenças cardíacas, especialmente amoras e framboesas, pois aumentam a sensibilidade à insulina, redução do colesterol LDL (“colesterol ruim”) e diminuem a capacidade de coagulação do sangue. Vale destacar que estudos mostram que o consumo regular destes alimentos, ricos em substâncias chamadas antocianinas, traz grandes benefícios à saúde de forma geral e não só ao coração.

– Aveia

Possui ômega 3, folato, potássio e fibras que podem ajudar a diminuir os níveis de mau colesterol na corrente sanguínea.

– Sementes de linhaça

Estas sementes têm se tornado sinônimo de uma dieta saudável. Isso porque apresenta alguns nutrientes específicos que podem trazer diversos benefícios à saúde. Fonte de ácidos graxos ômega 3 e 6, a linhaça também é rica em minerais, vitaminas, fibras e lignanas, compostos associados às fibras.

– Abacate

O abacate, apesar do alto valor calórico, é um dos melhores alimentos para controlar as taxas de colesterol e minimizar o risco cardíaco, pois a fruta é rica em ácido oleico, uma gordura monoinsaturada que ajuda a diminuir os níveis do mau colesterol (LDL) e aumentar os do bom (HDL)

Evite:

– Açúcar

Uma das melhores mudanças na dieta que você pode fazer para um coração saudável é cortar o açúcar. Quando consumido em excesso pode levar à obesidade, impactando diretamente quem têm hipertensão, diabetes ou já possui algum problema no coração.

– Gorduras

Alimentos ricos em gordura saturada podem aumentar o risco de aterosclerose, uma vez que aumenta o colesterol ruim no sangue e deposita gordura nas artérias. Por isso, alimentos como banhas, manteigas, carnes gordas e leites integrais, por exemplo, devem ser evitados.
Hospital aponta quais são os top 5 alimentos para o coração

Deixe um comentário