A CAUSA É FAZER COM QUE O ALUNO APRENDA

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A causa é fazer com que o aluno aprenda. Tudo mais é secundário” (Claudio de Moura e Castro, 2011)

 

  • Lamentavelmente a maioria dos professores tem uma vida apertada e pouco tempo para buscas elaboradas de formas melhores para conduzir a sua aula.

 

  • “Se não se aplica, não se aprende” (Claudio de Moura e Castro, 2011).

Se orientar segundo a Taxonomia de Bloom pode ser uma ótima saída para o entroncamento do estudo decorativo. Contudo, entendo que para aplicarmos a Taxonomia precisaremos de mais tempo para preparar materiais e mais tempo para passar por todas as fases de construção da Taxonomia. Isso só será possível com o aumento gradativo da carga horária curricular na educação brasileira e reestruturação do currículo.

  • Memorizar é um primeiro passo, a partir disso há outros níveis como a criação e a síntese.
  • A teoria em algumas disciplinas é o caminho mais sucinto para comprovar a prática.

Temos que lembrar que existe filosofia envolvida no processo. O que é bom para você, é bom para mim? É bom para o vizinho? Quem é a referência? Eu você ou o vizinho? Espero que nunca deixem de existir os teóricos e também os práticos, pois enquanto eles existirem, existirão também os teórico-práticos.

Acredito que devemos fomentar a importância da teoria e valorizar os que se propõe a engrandecê-la.  Devemos valorizar e agradecer aos estudiosos que nos apresentam as aplicações para as teorias. E acima de tudo, apreciar aqueles que conseguem associar a teoria à prática.

  • Quanto mais se estuda mais se aprende (mais tarefas para além dos horários escolares).

Independente da metodologia/pedagogia de aprendizagem o ser humano vai questionar, vai reclamar, é da natureza humana. O estudo não tem de ser 100% prazeroso. O estudante é que deve entender que ele é essencial. Como dizia John Dewey à educação é um processo social, é desenvolvimento, não é a preparação para a vida, é a própria vida com sabores e dissabores.

Professor: Giancarlo de França Aguiar
Professor: Giancarlo de França Aguiar

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