Nesta segunda-feira (19), foi realizada a XVIII reunião do Comitê Gestor do Reservatório Piraquara II onde foi apresentado o convênio de ações efetivas em favor do reservatório, dentre elas a pavimentação em paralelepípedo da Estrada Nova Tirol, em um trecho de seis quilômetros. Os investimentos que somam R$ 5 milhões de reais são frutos de uma parceria entre a Prefeitura de Piraquara, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Parana (SEAB) e Sanepar, que integram o Comitê Gestor.

A mesa foi composta pelo secretário da SEAB, Norberto Ortigara, Glauco Machado representando o Presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, o prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, o Presidente da Câmara de Vereadores Josimar Fróes e a senhora Irene representando a comunidade local. Também participaram da reunião o engenheiro agrônomo Joaquim Severino, técnicos da Codapar, Emater e da Secretaria da Agricultora, vereadores atuais e eleitos, secretários municipais e servidores.

Em pauta, diversas ações foram realizadas. São elas: Apresentação do convênio entre SEAB, Sanepar e Prefeitura de Piraquara para pavimentação da estrada Nova Tirol no valor de R$ 3.693.582,02, lançamento do edital de concorrência para realização da obra, assinatura do termo de cooperação entre Prefeitura e Sanepar com vistas à elaboração de projeto executivo para as áreas da cabeceira da ponte – Reservatório Piraquara II, assinatura de contrato de execução do projeto elaborado pelo instituto Emater e Codapar com vistas a debelação da voçoroca do Iraí e manejo do seu entorno, assinatura de encaminhamento pela Sanepar de termo de referência do programa moringa cheia, como seguimento da companhia para efetivação como partícipe no programa integrado de conservação de solo e água do Paraná conforme decreto 1966 de 29-08-2016, assinatura de termo de compromisso para detalhamento em nível de projeto executivo de proposta apresentado pelo Instituto Emater para manejo de microbacia piloto envolvente da voçoroca da vergonha, Reservatório Piraquara II com a participação da SEAB , Emater, Codapar Sanepar e Prefeitura Municipal de Piraquara, apresentação do processo de entendimento entre Sanepar e Ministério Público de Piraquara relativo a efetivação de termo de ajustamento de conduta e apresentação da republicação do edital do projeto de execução da voçoroca da vergonha.

O professor e engenheiro Joaquim Severino bastante emocionado em seu discurso, destacou a participação de todos os envolvidos durante estes cinco anos desde a criação do Comitê Gestor, onde foram realizadas dezoito reuniões ordinárias que possibilitou a assinatura de dez atos envolvendo recursos para Piraquara que nos seus somáticos chegam a 5 milhões de reais.

De acordo com secretário da SEAB, Norberto Ortigara, o propósito do Comitê Gestor é resolver problemas ambientais e criar um modelo de como produzir e perpetuar a condição de água, fazer com que Piraquara II sirva como modelo e exemplo para as demais ações de preservação do meio ambiente em áreas de captação de água para o abastecimento das cidades e suas populações. “Esperamos em breve produzir resultados efetivos para que tenhamos atingido o objetivo, para que o Reservatório Piraquara II possa servir a comunidade como um novo espaço de lazer, como por exemplo, a utilização da barragem para prática de esportes que utilizam equipamentos não poluentes”, finalizou.

Para o prefeito Marcus Tesserolli, o desenvolvimento da cidade sempre foi penalizado devido as questões ambientais. “Mesmo com as dificuldades estabelecemos parcerias para o bem da população. Em uma época em que o país vive em crise, as parcerias fazem com que possamos contribuir e transformar a vida da nossa cidade”, disse.

O Comitê Gestor recebeu uma placa de homenagem pelo seu 5º aniversário de fundação e cumprimento exemplar de seus objetivos. O secretário Norberto Ortigara e o professor Joaquim Severino receberam a homenagem que foi entregue pelo prefeito Marquinhos.

Encerrando as atividades do dia, todos os presentes se dirigiram até a estrada Nova Tirol onde foi realizada colocação da pedra fundamental simbolizando o início da obra de pavimentação. A fixação do paralelepípedo foi realizada pelo engenheiro e professor Joaquim Severino.

COMITÊ GESTOR

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento coordena o comitê gestor que é representado pela Emater, Sanepar, Prefeitura de Piraquara e da comunidade do município, que trata do ordenamento e manejo de ações das microbacias do entorno do reservatório de água Piraquara II, visando assegurar o abastecimento de água com qualidade à população da região metropolitana de Curitiba.

Fonte: PM Piraquara