Prefeitura realiza ações para combater o abandono de animais

cachorro

A Prefeitura de Piraquara, através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, realiza diversas ações de educação quanto à guarda responsável e para combater o abandono de animais, entre trabalhos emergenciais e projetos para médio prazo. Recentemente houve a construção de um Centro de Triagem, que se destina ao recolhimento seletivo de animais doentes, feridos ou agressivos, que estão em vias públicas. Uma equipe da Secretaria verifica as denúncias, e conforme análise da situação, são recolhidos os cães que estiverem em situação de sofrimento ou agressivos. A proposta de funcionamento deste local foi discutida em reuniões entre a Prefeitura, organizações da sociedade civil e voluntários independentes do município, pessoas que trabalham em prol destes animais abandonados.

Em caráter emergencial, a equipe de fiscalização do Meio Ambiente realiza o atendimento de casos envolvendo maus tratos de animais, tanto dos que têm dono quanto dos que estão em via pública.

Entre as ações em médio prazo, a Prefeitura está implantando um programa de castração de cães e gatos, voltado para famílias de baixa renda. O cadastro para as clínicas interessadas está aberto até 1º de setembro. Outro projeto é a microchipagem para identificação de animais, visando o controle e a responsabilização dos proprietários de animais soltos em via pública. Todos os cães recolhidos ou castrados serão identificados com o microchip, como uma forma de maior controle da população.

As Campanhas Educativas pela Guarda Responsável são permanentes nas escolas e para a população, em diversas ações de orientação. É importante conscientizar toda a comunidade que os maus tratos e abandono de animais têm consequências ruins para toda a cidade. Antes de decidir ter um animal, a pessoa deve analisar bem a situação, a casa onde mora, o espaço e se tem condições de tempo e financeiras para cuidar bem do seu bicho de estimação.

Cadastro de clínicas para castração de cães e gatos

A Prefeitura de Piraquara está com inscrições abertas para credenciamento de clínicas veterinárias para realização de procedimentos cirúrgicos de esterilização em cães e gatos. O prazo de execução e vigência do contrato será de 12 meses e o credenciamento acontece até 1º de setembro de 2015. As clínicas devem apresentar documentos de habilitação jurídica, de regularidade fiscal e trabalhista, de qualificação econômico-financeira e de habilitação técnica.

O edital completo está à disposição para aquisição, no valor de R$ 5,00, na Divisão de Licitações e Contratos da Prefeitura, ou gratuitamente no site www.piraquara.pr.gov.br, no link ‘licitações’ (312/2014). O credenciamento deve ser feito na Prefeitura, que fica na Avenida Getúlio Vargas, 1990 – Centro. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Eventuais esclarecimentos ou providências relativas a este edital devem ser protocolados neste endereço ou através do e-mail: licitacao@piraquara.pr.gov.br, endereçadas ao Presidente da Comissão Permanente de Licitações, enquanto estiver acontecendo o credenciamento.

Podem participar da licitação todas as empresas interessadas regularmente estabelecidas, que atuem no ramo pertinente ao objeto da presente licitação, que satisfaçam as disposições contidas na Lei 8.666/93 e as demais exigências previstas no Edital.

A prestação dos serviços contratados será distribuída a todas as credenciadas de forma igualitária, sendo definida pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo conforme a demanda do Município.

Deixe um comentário