Morador de Piraquara cria projeto para Salvar Vidas

Introdução

Nosso Projeto voluntário vem com o objetivo fornecer através de profissionais capacitados e habilitados para ministrar treinamentos e palestras de ensino de Primeiros socorros para os professores que integram a rede pública e privada do município de Piraquara.
Com o objetivo de  implantar em nosso município de Piraquara a trazer a concretização de uma lei federal que foi aprovada em Outubro de 2018; (PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 17, DE 2018 (nº 9.468/2018, na Câmara dos Deputados) passando a entrar em vigor no início deste ano apresentamos a vossa excelência a proposta de implantação municipal contando com o suporte da minha empresa que ja atua com treinamentos diversos, e também de outros profissionais que estão aptos e dispostos para o mesmo objetivo.  Alguns tópicos desta lei federal, Popularmente denominada LEI LUCAS determinam:

  • Instituir a obrigatoriedade de os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada voltados à educação infantil e à educação básica e os estabelecimentos de recreação infantil capacitarem profissionais do seu corpo docente ou funcional em noções básicas de primeiros socorros.
  • Esta Lei obriga os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada voltados à educação infantil e à educação básica e os estabelecimentos de recreação infantil a promover a capacitação de funcionários em noções básicas de primeiros socorros.
  • O curso deverá ser ofertado anualmente e destinar-se-á à capacitação e/ou à reciclagem de parte dos professores e funcionários das unidades de ensino e recreação a que se refere o caput deste artigo, sem prejuízo de suas atividades ordinárias.
  • A quantidade de profissionais capacitados em cada estabelecimento de ensino ou de recreação será definida em regulamento, guardada a proporção com o tamanho do corpo de funcionários ou com o fluxo de atendimento de crianças e adolescentes no estabelecimento de recreação infantil.
  • A responsabilidade pela capacitação dos professores e funcionários dos estabelecimentos públicos caberá aos respectivos sistemas ou redes de ensino.
  • Os cursos de primeiros socorros serão ministrados por entidades municipais ou estaduais especializadas em práticas de auxílio imediato e emergencial à população, no caso dos estabelecimentos públicos, e por profissionais habilitados, no caso dos estabelecimentos privados, e têm por objetivo capacitar os professores e funcionários para identificar e agir preventivamente em situações de emergências e urgências médicas, até que o suporte médico especializado, local ou remoto, torne-se possível.
  • O conteúdo dos cursos de primeiros socorros básicos ministrados deverá ser condizente com a natureza e a faixa etária do público atendido nos estabelecimentos de ensino ou de recreação.
  • As unidades de ensino ou de recreação das redes pública e particular deverão dispor de kits de primeiros socorros, conforme orientação das entidades especializadas em atendimento emergencial à população.
  • Ficam os estabelecimentos de ensino obrigados a afixar em local visível a certificação que comprove a realização da capacitação de que trata esta Lei e o nome dos profissionais capacitados.
  • Os estabelecimentos de ensino de que trata esta Lei deverão estar integrados à rede de atenção de urgência e emergência de sua região e estabelecer fluxo de encaminhamento para uma unidade de saúde de referência.

A Fundação

Nenhum projeto regional sem o apoio dos seus representantes no legislativo e executivo municipal terá grandes chances de sucesso. Nosso projeto além de visar investir em ensino para o corpo docente municipal (público e privado) também objetiva ir além, podendo abarcar ensino para crianças, jovens e adolescentes sobre temas que abrangem todo objetivo imposto pela Lei Lucas, e também desenvolver conhecimentos e práticas de segurança pessoal, primeiros socorros (nível básico e avançado), prevenção e combate a incêndios, Desenvolvimento pessoal e profissional.

Conhecendo um pouco dos excelentes serviços prestados por vossa excelência no município de Piraquara durante estes anos atuando no legislativo municipal, auxiliando nossa cidade em sua preservação de valores e princípios morais que regem a sociedade e fazem com que jovens e adolescentes possam ser assistidos pelos ensinos religiosos que tanto auxiliam na formação do caráter e no crescimento e evolução de excelentes cidadãos e futuros profissionais e líderes para nossa nação; também seu legado e história como pastor da igreja do evangelho quadrangular, da qual também já tive oportunidade de servir com alguns serviços para casa de recuperação e outros projetos para a comunidade, posso dizer que comungo do mesmo objetivo e este projeto pode ser um instrumento de melhoria e crescimento para nosso município

Público Alvo do projeto

Além de obrigatória a implantação da Lei, Nosso projeto visa em consonância aos treinamentos para o corpo docente das escolas públicas e privadas, também abranger igrejas, casas de recuperação, Instituições de auxílio mútuo, Hospitais e Azilos, Presídio e aos funcionários concursados e PSS e cargos de confiança do municipio; e organização de moradores que desejem aprender e multiplicar o conhecimento sobre os temas ofertados.

Os professores da rede pública, e muitas vezes da rede privada de ensino, em sua grande maioria não receberam o devido treinamento para fazerem a atuação de primeiros socorros com eficiência e eficácia quando em sala de aula ou em pátios de recreação com seus alunos, tornando assim, necessária uma reciclagem de conhecimentos e contínuo treinamento e melhoria de técnicas e conhecimentos para suporte básico de vida, seja para infanto juvenis, também para adultos e idosos que também participam do ambiente escolar.

Objetivo pedagógico

Em suma nosso projeto Resgate Voluntário Piraquara visa a multiplicação de conhecimentos e técnicas essenciais para a saúde a vida humana, aprendidas com profissionais capacitados e habilitados para o ensino, sendo eles das forças militares e civis brasileiras, como também médicos e socorristas que lidam com vidas humanas constantemente e possuem proficiência no assunto de primeiros socorros e suporte básico de vida.

Hoje, em nosso país para a obtenção de conhecimentos e técnicas de socorros urgentes, suporte básico de vida; ações de emergências á desastres naturais ou prevenção e combate a incêndio torna se necessário o ingresso em alguma instituição de ensino particular ou privada para desenvolver tais habilidades. O Projeto Piraquara irá disseminar estes conhecimentos e multiplicar alunos e futuros professores e profissionais e mestres que irão atuar diretamente com vidas e melhor ainda: Estarão PRONTOS para salvar!

Implantação

Conforme citado acima, nosso projeto não visa fins lucrativos, pois os profissionais envolvidos qe irão trabalhar na implantação já possuem suas empresas e profissões nas quais atuam. Mas para desenvolvermos um projeto com excelência  e legalidade para atuação em orgãos públicos e privados como escolas, igrejas, casas de recuperação, hospitais e orgãos públicos; precisamos da assistência municipal para a implantação de algumas metas essenciais:

  1. Aquisição de Equipamentos para Aulas de primeiros socorros ( Como bonecos de treinamento, Faixas, Bandages, colares cervicais e talas simulador de Desfibrilador Externo automático e entre outros para uso em aulas)
  2. Equipamentos para combate a incêndio (Extintores, Mangueiras, Esguichos, Roupas próprias de combate a incêndio entre outros)
  3. Meios de divulgação para escolas e Instituições no âmbito municipal
  4. Utilização de veículo de emergência
  5. Participação na divulgação por parte das reitorias e lideranças municipais.

Sobre os Instrutores do Resgate Voluntário Piraquara

Qualificações 

Nossa equipe de instrutores conta com profissionais atuantes na área, e que teve longa atuação no SIATE, Resgates em concessonárias de auto pistas, resgate veiculares de auto risco, também Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Enfermagem com experiência na docência de primeiros socorros para crianças no município de Araucária, Bombeiro civil instrutor de primeiros socorros e combate a incêndio para brigadas de emergências e empresas diversas.

Conclusão da apresentação do projeto

Espero poder elucidar a vossa excelência nossos objetivos e perspectivas para a implantação do projeto no município, estando disposto para futuros diálogos e suportes na área para o município.

Em outros municípios, além do Paraná já é uma realidade o Resgate voluntário, tendo o apoio de sua prefeitura e liderança, o projeto tem todas as condições para se tornar um excelente braço municipal para assistência a nossa comunidade piraquarense, e referência para outros municípios da região metropolitana e também de todo o estado.

Arnaldo pereira da silva Junior, Bombeiro Civil Instrutor.

PERA SILVA BRIGADA DE EMERGÊNCIAS E TREINAMENTO