Campanha com ‘pet book’ faz disparar pedidos de adoção de animais na Grande Curitiba

Um trabalho fotográfico fez disparar a divulgação de uma campanha para adoção de animais na Grande Curitiba. Animais vítimas de maus tratos e que são eventualmente recolhidos feridos em vias públicas de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, aguardam adoção no abrigo público do município. Porém, o grande número de animais abandonados exige que o trabalho de adoção acompanhe a intensidade do resgate.

Para liberar espaço no canil público, a prefeitura criou a Campanha Adote um Amigo para que eles encontrem uma família que ofereça assistência necessária. Todos os animais são castrados, vacinados, desverminados e microchipados. A castração dos que ainda não tem idade também é garantida pela prefeitura, mesmo após a adoção.

Mesmo com as facilidades, existe muita dificuldade em divulgar a campanha. Nesta semana, o repórter fotográfico da prefeitura Bruno Oliveira resolveu fazer um pet book dos animais para alavancar a divulgação da campanha. Usando técnicas de um curso que fez no ano passado, o fotógrafo conseguiu que as fotos, acompanhadas de dados da campanha, tivessem mais de 4,2 mil compartilhamentos em poucas horas.

“No ano passado participei de um congresso de fotografia em Curitiba, com um fotografo que é referência na fotografia pet, e participei de um workshop. Depois fiz um curso on-line e resolvi botar em prática. Neste ano, quando a prefeitura começou a campanha veio a ideia de fazer o pet book por aqui. Levei meu equipamento e improvisei um estúdio no canil do horto municipal. Com ajuda de um funcionário, fiz uma sessão de fotos com 15 cães. Cada um teve uma sessão individual”, conta o fotógrafo.

Bruno Oliveira afira que não é tão fácil fotografar animais para campanhas. “Para fazer essas fotos, usamos também uma técnica de adestramento para chamar atenção esses cães. Usamos alguns barulhos, brinquedos e petiscos”, ensina.

O secretario municipal de Meio Ambiente, Leversi Silveira Filho, afirma que essa campanha fez com que a secretaria tivesse que mobilizar mutirões para dar conta do número de pessoas que passaram a procurar animais para adoção.

“Estamos fazer um mutirão, com plantão no sábado, devido imensa procura. As pessoas ficam sensibilizadas com a forma como a campanha foi apresentada. Os cães estão bem cuidados, foram bem apresentados, com texto apelativos, para sensibilizar mesmo”, afirma.

O município tem aproximadamente 15 mil animais na rua ou em situação próxima à rua. O secretário afirma que o canil é apenas para triagem e as campanhas são necessárias para acompanhar o trabalho de rsgate. “O canil não é um depósito de animais. A ideia dessa campanha é tirar os animais em situação de risco. O canil é um lugar de passagem, um centro de triagem. A campanha nas redes sociais é muito eficaz”, aponta.

Adoção

Para adotar basta entrar em contato com a equipe pelos telefones: 3590 3580, Valter ou Jaco; 3590 3510, Karin Rose; 3590 3509, Michele. É necessário ter em mãos CPF, RG e comprovante de residência. Para mais informações sobre Guarda Responsável e Bem Estar Animal, acesse o site.

Implantado em maio de 2015 com o objetivo de reduzir a população animal de rua por meio da esterilização gratuita, o Programa de Castração e Microchipagem de Cães e Gatos de Piraquara até o mês de dezembro atendeu 269 animais. Atualmente são realizadas sete cirurgias semanais no atendimento de Protetoras Individuais, população inscrita e os animais sob a responsabilidade do município.

FONTE: SITE JORNAL BEM PARANA

Campanha com pet book faz disparar pedidos de adoção de animais na Grande Curitiba

Deixe um comentário