ESPORTES

Coxa leva a melhor no primeiro Atletiba do ano

O clássico de domingo  no estádio Couto Pereira,  as novidades de 2015. A principal é a união entre Atlético Paranaense e Coritiba, ressaltada em entrevista coletiva conjunta na última quinta-feira – um fato inédito no futebol paranaense. Após as declarações de paz e união dos presidentes dos dois clubes, a expectativa é pelos fatos extracampo no domingo. Como será o comportamento das torcidas nas arquibancadas? E nos terminais de ônibus? A rivalidade vai seguir apimentada por provocações tensas, com xingamentos e ameaças? Ou o futebol paranaense finalmente aprenderá o que é uma rivalidade sadia?

A união entre os dirigentes também pode ter reflexo dentro de campo. É pouco provável que a rivalidade diminua entre os jogadores, mas um efeito possível seria um jogo menos violento. O “ganhar na força” pode ser substituído pelo “ganhar na bola”.

Se depender do discurso dos técnicos dos dois times, o Atletiba de domingo, válido pela quinta rodada do Campeonato Paranaense, manterá a pegada dos velhos clássicos. No entanto, o jogo pode ficar mesmo marcado por uma boa apresentação das duas equipes.

Tanto Marquinhos Santos como Marcelho Vilhena apostam em estilos de jogo apoiados na técnica e na posse de bola. Ambos demonstraram que preferem equipes que nunca param de atacar. Marquinhos tem sido mais ofensivo, até porque comanda o elenco mais caro (e o mais qualificado) da competição. Já Vilhena dirige o sub-23 e, em alguns momentos, usou um estilo mais cauteloso, com os laterais presos atrás e dois volantes marcadores.

Outras novidades de 2015 são as equipes. O Coritiba pode estrear Wellington Paulista como titular – ele só jogou como substituto uma vez, entrando contra o Foz. O Atlético também pode utilizar pela primeira vez o zagueiro colombiano Oscar Cabezas Segura, que também atua como lateral.

As escalações dos dois times só serão conhecidas no domingo. Marquinhos Santos provavelmente ficará sem Rosinei, lesionado. No lugar dele, entra Alan Santos. Marcelo Vilhena continua sem o goleiro Alexandre Cajuru, lesionado. O meia Zé Paulo, que atuou como volante na última rodada, segue em recuperação médica e é dúvida para o jogo. A vaga dele pode ficar com Jonathan Lucca.

O jogo

No primeiro Atletiba do ano, mas o 362º da história, oCoritiba não perdoou e venceu o Atlético por 2 a 0 no estádio Couro Pereira, pela 6ª rodada do Campeonato Paranaense. A vitória levou o Coxa para a vice-liderança, com 12 pontos, enquanto o furacão estacionou nos sete pontos na oitava posição, fechando o G8 da competição. Mais quatro jogos embalaram o futebol deste domingo.Raphael Lucas e Alan Santos deixaram o Coxa na vantagem ainda no primeiro tempo, com menos de 20 minutos. Durante o confronto, foram várias discussões e jogadas violentas, como manda a cartilha dos grandes clássicos. A vitória ampliou a vantagem histórica do Coritiba, que agora tem 139 vitórias, contra 113 do Atlético e ainda 110 empates.

CORITIBA x ATLÉTICO
Coritiba: Vaná; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; João Paulo, Rosinei (Alan Santos) e Pedro Ken; Negueba (Cáceres), Mazinho (Wellington Paulista) e Rafhael Lucas. Técnico: Marquinhos Santos
Atlético: Lucas Macanhan; Mário Sérgio, Lula, Marcão e Sidcley; Matteus, Zé Paulo, Marmentini, Pelissari e Crysan; Caíque. Técnico: Marcelo Vilhena
Árbitro: Rafael Traci
Local: Couto Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *