Governo do Paraná pede na Justiça o fim da greve dos professores
Governo do Paraná pede na Justiça o fim da greve dos professores
Intenção do governo é forçar o início do ano letivo para segunda-feira (2).
Pedido de liminar foi protocolada no Tribunal de Justiça nesta sexta-feira (27).
O governo do estado protocolou no fim da tarde desta sexta-feira (27) um pedido de liminar para que a greve dos professores da rede pública do Paraná seja decretada ilegal.
A intenção do Executivo é que a liminar seja concedida ainda durante o fim de semana e, assim, forçar o início das aulas para a segunda-feira (2), encerrando a greve que já dura 19 dias.
Em função do horário em que foi protocolada, a liminar só deve ser despachada no Tribunal de Justiça no sábado (28), de acordo com o próprio governo.
O comando de greve, no entanto, se reuniu nesta quinta-feira (26) e agendou a assembleia estadual da categoria, que pode definir o fim da greve, apenas para a próxima quarta-feira (4).
A medida contraria a expectativa do governo do estado, que afirma ter atendido todas as reivindicações dos professores, de forma que não há motivo para que a greve prossiga.
“O Governo do Estado entende que foi atingindo o resultado pretendido com as reuniões realizadas em conjunto com os representantes da APP-Sindicato, garantindo-se os direitos dos professores e funcionários de escolas, bem como a qualidade do ensino dedicado aos alunos da rede pública do Estado do Paraná. O Governo do Estado está preparado para que o início das aulas aconteça no dia 02/03/2015, próxima segunda-feira, e pretende convocar a todos para a retomada de suas atividades”, diz nota publicada pela administração estadual.
A greve dos professores foi deflagrada depois que o governo atrasou o terço de férias da categoria. O movimento se acirrou depois que chegou à Assembleia um pacote de medidas de ajuste fiscal.