DESTAQUEEDUCAÇÃO

1600 alunos de Piraquara participam do PROERD durante o ano

1600 alunos de Piraquara participam do PROERD durante o ano

1600 alunos de Piraquara participam do PROERD durante o ano
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência orienta as crianças
A Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, desenvolve em Piraquara o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, com o objetivo de prevenir o uso indevido de drogas entre as crianças e jovens, melhorar o relacionamento entre os alunos e orientar sobre como ajudar os demais. O PROERD tem como base o Projeto americano Drug abuse Resistance Education, implantado em 1983 e que até hoje inspirou mais de 40 países. Em Piraquara, durante todo o ano, 1600 alunos participarão do projeto, divididos em 58 turmas.

As aulas são realizadas com alunos do 5º ano, que tem em média de 9 a 11 anos, e ensinam essas crianças a reforçar a auto-estima, lidar com o relacionamento com os colegas e desenvolver a civilidade. Como material de apoio eles recebem uma apostila.

O soldado Guilherme (BPEC), que ministra as aulas para os alunos de Piraquara explica que “o PROERD tem como objetivo principal ensinar formas de as crianças dizerem não às drogas. A metodologia é de um encontro por semana e são no total dez encontros, com formatura e festa no final”.

Pesquisas em todo o mundo comprovam a eficiência do PROERD, que é sempre atualizado e adequado à realidade de cada região. Na escola o resultado é positivo. “O PROERD é bem importante, é importante que se pense em políticas públicas voltadas para esses temas como a drogadição e o bullyng, que ainda são tabus nas escolas, são pouco discutidos. Isso contribui muito para o relacionamento em sala de aula, para que melhore o processo de relação entre os alunos, e contribui no ensino-aprendizagem.”, diz Fernanda Narjara Peter, coordenadora pedagógica. E complementa: “os alunos gostam bastante e participam bem”.

Os alunos participam e aprovam. Claudemar Gomes de Carvalho Junior, 10 anos, diz que “o professor ensina nas aulas que não pode fazer bullyng com os outros, não pode deixar ninguém isolado, e muitas outras coisas”. Sara Heloísa Pereira da Silva, 9 anos, conta sobre a experiência: “já aprendemos sobre o bullyng, aprendemos que devemos ajudar os outros de diversas maneiras e que devemos contar tudo para um adulto de confiança”.

No final do Programa os alunos participam da formatura e recebem diploma.

Fique atento

10 Regras para se identificar um Jovem Dependente

01- Mudança brusca na conduta do adolescente.

02- Irritabilidade sem motivo aparente e explosões nervosas.

03- Inquietação motora. O jovem apresentar-se impaciente, inquieto, irritado, agressivo e violento.

04- Depressões, estado de angústia sem motivo aparente.

05- Queda de aproveitamento escolar ou desistência dos estudos.

06- Insônia rebelde (denunciada por ele mesmo ou percebida por familiares).

07- Isolamento, o adolescente se recusa a sair do seu quarto, evitando o contato com amigos e familiares.

08- Mudança de hábitos. O jovem passa a dormir de dia e ficar acordado à noite.

09- Existência de comprimidos, seringas, cigarros estranhos em seus pertences.

10- Desaparecimento de objetos de valor, ou ainda incessantes pedidos de dinheiro. O jovem precisa cada vez mais, afim de atender as exigências dos traficantes, para aquisição dos produtos que determinam a dependência.

O que fazer?

01- Amparar o dependente. O primeiro amparo que o dependente deve receber é da família.

02- Manter a calma e informar-se sobre o assunto.

03- Procurar compreender o que levou o jovem a esta situação. Superar os conflitos de gerações.

04- Partir para soluções práticas.

05- Incentivar o jovem a buscar novas e boas amizades.

06- Ser franco, afetivo e evitar superdimensionar o problema.

07- Conhecer os recursos da comunidade.

08- Buscar auxílio especializado, procurar referências e ler sobre o tema adolescência.

09- Incentivar os esportes, os estudos, a busca e o conhecimento de si mesmo.

10- Proporcionar guarida espiritual, tocar o seu filho e mostrar-lhe que ele é especial.

11- Mostre que ama seu filho INCONDICIONALMENTE.

Em Piraquara, pessoas próximas a jovens que têm dependência podem solicitar auxílio diretamente ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD, pelo telefone 3590-3731 e 3590-3732.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *