DESTAQUEEDUCAÇÃO

Comunidade aprova o primeiro Plano Municipal de Educação

Comunidade aprova o primeiro Plano Municipal de Educação

Comunidade aprova o primeiro Plano Municipal de Educação
Cada estratégia do Plano foi debatida e votada em audiência pública
Na última semana aconteceu em Piraquara a audiência pública para aprovação do primeiro Plano Municipal de Educação. O evento lotou a Câmara com profissionais da área, representantes governamentais e da sociedade local. Desde o início do ano acontece em Piraquara a elaboração do Plano Municipal de Educação 2015 – 2025, que foi desenvolvido por uma equipe técnica, formada por professores e profissionais da educação. Após o empenho dos envolvidos nas etapas de trabalho, entre elas a definição da comissão organizadora e da equipe técnica, encontros das equipes para diagnóstico e planejamento das estratégias, e apresentação e discussão do texto nas instituições, chegou o momento de apresentar o Plano à população, para debate e votação das estratégias.

Este Plano organiza as estratégias para a educação nos próximos 10 anos em Piraquara, conforme as 20 metas definidas pelo Governo Federal. As estratégias foram desenvolvidas após o diagnóstico do município, com estudo de todos os aspectos que envolvem a educação. Elas estão divididas por áreas: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio, Ensino Profissionalizante, Ensino Superior, Financiamento e Recursos da Educação, Gestão Escolar e Valorização dos Profissionais de Educação. Ele contém todo o planejamento, direcionamento para a gestão democrática e para o financiamento na área.
Na abertura do evento estava presente Ângelo Vanhoni, relator do Plano Nacional. O prefeito Marcus Tesserolli falou da importância da educação para a gestão e das medidas tomadas pela valorização dos profissionais. Para ele, “nós temos um foco, o nosso foco era 13,01%, e dentro deste foco nós trabalhamos para construir de que forma nós iríamos continuar priorizando a educação na cidade de Piraquara, como que a gente ía chegar neste índice sem comprometer a gestão, priorizando a educação, sem deixar de lado questões como a saúde e a infraestrutura”. Para ele, esse foi o grande desafio que começou este ano. E complementa: “agora, nós estamos discutindo o Plano, que envolve toda a sociedade, toda a cidade, e que precisa agora desse estudo, dessa dedicação apaixonante que vocês têm para que as coisas aconteçam e que Piraquara continue sendo um exemplo para outras cidades”, diz o Prefeito.

A secretária de Educação, Loireci Dalmolim de Oliveira, falou do marco histórico do Plano para Piraquara. “Este momento é muito importante para o município, mas principalmente para a educação, não apenas a municipal, mas toda a educação, seja ela privada, estadual, municipal, profissionalizante, enfim, a educação como um todo”. Para ela, “é preciso que os entes federados municipal, estadual e federal estejam em regime de colaboração pensando a educação”. Loireci explica ainda que “o Plano municipal vem desenhar o que queremos para o município na amplitude da educação e não é um Plano para a gestão, mas perpassa várias gestões”.
Durante toda o dia as estratégias do Plano foram debatidas e votadas. Nesta semana o Plano será enviado para a Câmara para aprovação, tornando-se uma Lei no município. O Plano traz mais garantias, tanto para os professores como para os alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *