Motoristas e cobradores de ônibus chegam a acordo com empresários e descartam greve
Motoristas e cobradores de ônibus chegaram a acordo com os empresários na tarde desta quinta-feira (18) e cancelaram o indicativo de greve marcado para a próxima segunda-feira (22). Em reunião realizada com o Ministério Público do Trabalho (MPT), ficou definido que nenhum dirigente sindical será demitido durante as negociações, que seguem abertas. Com a decisão, o transporte coletivo será normal na segunda-feira.
De acordo com o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus (Sindimoc), foi criado um Procedimento por parte do MPT, chamado Promo (Procedimento Promocional), que é voltado à resolução de conflitos. Nesse procedimento os trabalhadores, por meio do Sindimoc, vão fazer as denúncias dos problemas, iniciando imediatamente pela demissão irregular dos dirigentes sindicais, e elas terão que ser resolvidas.
“Colocamos os empresários na mesa de negociação. Até então, eles não atendiam o Sindicato. Agora estão comprometidos com essa agenda permanente de negociação, até a solução do problema”, disse Anderson Teixeira.
O indicativo de greve foi aprovado contra uma suposta perseguição das empresas contra dirigentes sindicais, que estariam sendo sistematicamente demitidos, especialmente depois das mobilizações de janeiro e fevereiro deste ano, relacionadas a atraso nos salários.