INAUGURAÇÃO DA ESCOLA PADRE LOTÁRIO WELTER

A nova Escola fica no Jardim Tarumã, na região do Guarituba

A Prefeitura de Piraquara inaugura neste sábado (18) a Escola Municipal Padre Lotário Welter, criando mais 600 vagas de Ensino Fundamental para as crianças do município que residem na região do Guarituba. A Escola foi construída em um terreno cedido pela Prefeitura com recursos do Governo do Estado, em um investimento total de R$ 1.535.967,47. Em uma área construída de 1.341,67m², são dez salas de aula, biblioteca, cozinha e refeitório, sala de apoio, laboratório de informática, pátio coberto e quadra poliesportiva.
A nova Escola está preparada para receber 600 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental a partir de julho, no início do segundo semestre letivo. Para atendê-los serão 25 professores, um técnico administrativo, direção, coordenação e outros dez servidores para os demais serviços de limpeza e preparação merenda escolar.
A Escola Padre Lotário Welter receberá alunos da Escola Municipal Marilda Cordeiro Salgueiro, eliminando a superlotação em salas de aula, e alunos da extensão Guarituba, que atualmente estão sendo atendidos em uma estrutura provisória. Porém, quase a totalidade das vagas será para novos alunos, dando oportunidade para que crianças que residem em endereços próximos à Escola tenham a educação em fácil acesso.

O homenageado Padre Lotário Welter
O Padre Lotário nasceu em Foz do Iguaçu em 1926. Em 1940 entrou para o Seminário do Espírito Santo, em São Paulo, mesma instituição onde cursou Teologia e Filosofia. Sua ordenação como padre aconteceu 14 anos após entrar para o seminário, em 1954. Seu primeiro exercício sacerdotal foi realizado em Minas Gerais, no Instituto Missionário São Miguel. Posteriormente teve passagens por outras cidades no mesmo estado e até fora do país, período no qual realizou um curso de espiritualidade em Roma e foi Missionário na Arquidiocese de Assunción, no Paraguai.
Lotário chegou à Piraquara no ano 2000, quando foi nomeado pároco da recém criada Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Guarituba. Durante o período que exerceu o ministério sacerdotal no município o Padre se notabilizou pela sua incontestável liderança. Sempre se destacando pelo entusiasmo com que se dedicava ao trabalho missionário, voltado primordialmente para a infância, as santas missões populares e os jovens de rua. Lotário sempre teve a iniciativa de articular parcerias com os órgãos públicos e demais interessados para a instalação de áreas de lazer, a fim de que os jovens da região não se tornassem vítimas das drogas e prostituição.
Em agosto de 2008, o padre nascido no oeste do Paraná, recebeu o título de Cidadão Honorário de Piraquara, como forma de reconhecimento pelo seu trabalho marcante desenvolvido junto à comunidade. Padre Lotário coordenou a Paróquia até 4 de fevereiro de 2010, quando veio a falecer, aos 83 anos de idade.

Serviço
Inauguração da Escola Municipal Padre Lotário Welter
Data: 18/06/2016
Horário: 10h

Endereço: Rua Richard Lickfeld, 2050 – Jardim Tarumã – Guarituba – Piraquara

inauguração da Escola Padre Lotário Welter

Deixe um comentário