PREFEITURA PUBLICA DECRETO COM MEDIDAS MAIS RÍGIDAS DE COMBATE À DENGUE

A Prefeitura de Piraquara publicou nesta quinta-feira, dia 11 de abril, o Decreto nº 12.213 / 2024, com medidas de enfrentamento a Dengue, alinhado ao Decreto 5.183/2024 publicado pelo Governo do Estado para conter a alta de casos em todo o Paraná. As novas medidas entram em vigor hoje.

Considerando o aumento de casos de Dengue em Piraquara, e o alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti no município, foi classificado o cenário de epidemia, como preconiza o Ministério da Saúde.

A partir de agora, serão intensificadas as medidas de prevenção e fiscalização para o controle do mosquito junto a população, onde as equipes de Agentes Comunitários de Endemias receberão reforço dos Agentes Comunitários de Saúde e quando necessário, equipamentos e contingente de outras secretarias municipais.

Entre outras ações, o decreto permite que a Prefeitura tenha maior poder de fiscalização, ou seja, quando necessário as equipes devidamente identificadas poderão entrar em casas fechadas, abandonadas, ou em locais que sejam identificados possíveis focos e o proprietário não autorize a vistoria.

Agora, os moradores que forem notificados e não cumprirem com as orientações, serão multados, e caberá a Prefeitura de Piraquara, por meio das suas diferentes equipes, realizar a fiscalização quanto ao cumprimento.

Somente no último Boletim Epidemiológico, Piraquara registrou mais de 100 casos confirmados de Dengue, o dobro de casos em relação ao mesmo período do ano passado.

Nossas equipes estão nas ruas atuando de forma intensa na orientação e fiscalização, mas é necessário que os moradores também façam a sua parte e redobrem a atenção e cuidados para que a Dengue não afete mais pessoas.


A Dengue mata! Precisamos da colaboração de toda a população para eliminar o mosquito! Denúncias e reclamações podem ser feitas via Ouvidoria no site da Prefeitura.

Acesse o Decreto da íntegra