Prefeitura de Piraquara implanta Acolhimento Humanizado para eliminar as filas na saúde

A proposta surgiu no município, por meio de um projeto piloto idealizado pela Unidade de Saúde Tia Tiana, que praticamente eliminou as filas madrugadoras

acolhimento-humanizado

Com o objetivo de reduzir as filas para atendimento nas unidades de saúde do município, principalmente a espera durante a madrugada, a Secretaria Municipal de Saúde de Piraquara vai implantar o “Acolhimento Humanizado”. A metodologia faz parte da Política Nacional de Humanização, do Ministério da Saúde, que tem como proposta efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil.

De acordo com HumanizaSUS o “Acolhimento é um modo de operar os processos de trabalho em saúde, de forma a atender a todos que procuram os serviços de saúde, ouvindo seus pedidos e assumindo no serviço uma postura capaz de acolher, escutar e dar respostas mais adequadas aos usuários”.

A proposta surgiu no município, por meio de um projeto piloto idealizado pela Unidade de Saúde Tia Tiana, que praticamente eliminou as filas madrugadoras na  unidade.“Era preciso ser feito alguma coisa para acabar ou diminuir com as filas seguindo as diretrizes da Política Nacional de Humanização, então implantamos o Acolhimento Humanizado. Hoje os pacientes não precisam chegar de madrugada para conseguir um atendimento ou consulta”, explica a coordenadora da unidade, Enfermeira Ivanilde Gonçalves do Nascimento.

A Unidade atende uma área de abrangência de cerca de 12.000 pessoas, diariamente, e antes da implantação do Acolhimento os usuários chegavam de madrugada em busca de uma consulta médica. As senhas eram entregues e os usuários que não conseguiam consulta eram dispensados. Com o Acolhimento Humanizado ninguém é dispensado, todos são acolhidos, passam pela enfermagem que após escutar seus pedidos procuram dar as respostas mais adequadas ao usuário.

Foi constatado que nem todos os usuários que chegam a unidade precisam da consulta médica, pois a Estratégia Saúde da Família trabalha com programas pré-agendados. Agora após serem acolhidos muitos pacientes saem com a consulta agendada, assim evitam ir à unidade de madruga para disputar consulta, e formar filas.

A partir dos bons resultados do projeto implantado na Unidade de Saúde Tia Tiana, a Secretaria Municipal de Saúde vai ampliar o Acolhimento Humanizado para todas as unidades do município. “Se trata de uma estratégia de mudança no modelo de atenção à saúde em que se prioriza o atendimento ao cidadão em todos os ciclos de vida. A experiência exitosa em uma unidade agora será aplicada nas demais, para eliminarmos as filas e organizarmos o atendimento”, explicou a Secretária de Saúde, Maristella Zanella.

Equipe da Unidade de Saúde Tia Tiana conseguiu eliminar as filas por meio do acolhimento
Equipe da Unidade de Saúde Tia Tiana conseguiu eliminar as filas por meio do acolhimento

Concurso Nacional

O projeto de Acolhimento Humanizado implantando na Unidade de Saúde Tia Tiana, foi inscrito em um Concurso Cultural da Rede Humaniza SUS, que vai premiar as 10 melhores experiências exitosas de todo o Brasil.

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