Alunos do PROERD de Piraquara conhecem o trabalho da Polícia Militar

Alunos do PROERD de Piraquara conhecem o trabalho da Polícia Militar

Alunos do PROERD de Piraquara conhecem o trabalho da Polícia Militar
A atividade prática marcou o encerramento das aulas do primeiro ciclo do programa no município
Na última semana aproximadamente 700 alunos de Piraquara que participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, realizado pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Educação, tiveram uma aula diferente. Uma ação entre o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária e o Batalhão de Polícia de Guarda proporcionou uma atividade prática entre os policiais militares e os estudantes.

Durante toda a semana uma equipe do BPGD visitou as turmas do PROERD nas escolas municipais. “Nas aulas surgiram algumas dúvidas e questionamentos sobre o trabalho desenvolvido pela polícia militar. Por isso, solicitamos o apoio do BPGD para as crianças conhecerem um pouco do trabalho de ronda e patrulhamento, além de alguns equipamentos utilizados no dia a dia dos policiais”, explicou o Soldado Guilherme, responsável pelo PROERD em Piraquara.
Na última quinta feira (21) os alunos da Escola Municipal Idília Alves de Farias, no bairro Guarituba, participaram da aula prática. Bastante curiosos e interessados pelo assunto, eles tiveram contato direto com os policiais, viatura e equipamentos. No encerramento das atividades, as crianças com o apoio da PM e professores realizaram uma blitz educativa na movimentada Rua Pastor Adolfo Weidmann.
O Capitão Araujo, do BPGD, ressaltou a realização do PROERD e da atividade entre o policial e a escola. “É uma forma de plantar uma semente para o futuro, pois daqui uns anos serão essas crianças que estarão multiplicando as informações positivas apresentadas a elas no PROERD. A apresentação visa uma aproximação dos alunos com a polícia militar e faz com que essas crianças vejam o policial como um amigo”, destacou.

PROERD atende 1600 alunos em Piraquara

Alunos do PROERD de Piraquara conhecem o trabalho da Polícia Militar-2Realizado por meio de uma parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD tem como objetivo prevenir o uso indevido de drogas entre as crianças e jovens, melhorar o relacionamento entre os alunos e orientar sobre como ajudar os demais. O PROERD tem como base o Projeto americano Drug abuse Resistance Education, implantado em 1983 e que até hoje inspirou mais de 40 países. Em Piraquara, durante todo o ano, 1600 alunos participarão do projeto, divididos em 58 turmas.

As aulas são realizadas com alunos do 5º ano, que tem em média de 9 a 11 anos, e ensinam essas crianças a reforçar a auto-estima, lidar com o relacionamento com os colegas e desenvolver a civilidade. Como material de apoio eles recebem uma apostila. O soldado Guilherme (BPEC), que ministra as aulas para os alunos de Piraquara explica que “o PROERD tem como objetivo principal ensinar formas de as crianças dizerem não às drogas. A metodologia é de um encontro por semana e são no total dez encontros, com formatura e festa no final”.

Formatura

A atividade prática marcou o encerramento das aulas do primeiro ciclo do PROERD em Piraquara, que irá formar cerca de 700 alunos nesta semana. Nos dias 27 e 28 ocorre a Cerimônia de Formatura com a presença dos alunos, familiares, autoridades e banda PROERD.

Deixe um comentário