Casa da Memória é oficialmente inaugurada em Piraquara

Casa da Memória é oficialmente inaugurada em Piraquara

A solenidade de abertura aconteceu dia 13 com grande público
Aconteceu na última sexta, dia 13 de novembro, a cerimônia de abertura da Casa da Memória Manoel Alves Pereira, criada e sancionada pela Lei 1505 de agosto deste ano. O local tem a finalidade de resgatar, proteger, ordenar, classificar e divulgar o patrimônio cultural do município, servindo como centro de pesquisa, capacitação e treinamento de pessoal, e fonte de produção científica e pedagógica. Sua área de abrangência e de atuação deverá cobrir todo o território da cidade. O local abriga um acervo relevante e interesse para a história da região, e está apto a receber mais material. A Casa da Memória será dirigida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, sob a direção do servidor Renato Cardoso dos Santos.

Muitas pessoas estiveram presentes para prestigiar o evento de abertura, incluindo o prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, a primeira dama, Ana Mazon Tesserolli, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Pedro Alcindo Zaro, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Leverci Silveira Filho, e diversos professores.

Atualmente estão em exposição na Casa da Memória, além do acervo permanente, imagens referentes à história do imóvel e à vida de Manoel Alves Pereira, agora patrono do local.

A Casa está aberta para visitação de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Para visitas de escolas e grupos, agendar pelo telefone 3590-3605.

História

O prédio onde hoje é a Casa da Memória tem grande importância para Piraquara, pois já foi sede da Prefeitura, Fórum, Biblioteca, Câmara Municipal e até uma Unidade de Saúde. Inaugurado em 1928, na gestão do prefeito Leônidas Alves Cordeiro, sediava na época a Câmara e a Prefeitura Municipal. A partir de 1938, sediava também um Posto de Saúde que atendia principalmente gestantes e bebês. A partir de 1989, passou a ser a Secretaria de Cultura e Esportes. Hoje, a Casa da Memória abriga um acervo da cidade, com móveis, muitos objetos antigos e imagens históricas.

Deixe um comentário