Vigilância em Saúde realiza reunião sobre trabalho em marmoraria nesta sexta

vigilancia-saudeVigilância em Saúde realiza reunião sobre trabalho em marmoraria nesta sexta
O evento tem como público alvo os proprietários e responsáveis por marmorarias em Piraquara
O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Piraquara realiza a reunião temática “Conhecendo o Serviço de Marmoraria para transformá-lo” nesta sexta, dia 13. O evento faz parte do Projeto “Condições de vida e trabalho nas marmorarias e serviços afins no município de Piraquara/PR” e tem como público alvo os proprietários e responsáveis por marmorarias na cidade. O objetivo é informar e prevenir contra a doença chamada Silicose, comum neste meio.

Silicose

A silicose constitui um grande problema de saúde pública e no Brasil é a mais antiga e grave doença profissional. Sua origem é ocupacional, já que é provocada por inúmeras substâncias e produtos no local de trabalho. Ela está relacionada com a inalação de pequenas partículas e a permanência destas no pulmão acaba causando a doença.

As micro partículas atingem o interior do pulmão provocando uma reação inflamatória. A repetição desta inflamação ocasiona a perda de elasticidade pulmonar, formando nódulos pulmonares.

A silicose crônica, também conhecida como forma nodular simples, é a mais comum e ocorre após longo tempo do inicio da exposição, variando de dez a vinte anos, a níveis relativamente baixos de poeira. É caracterizada pela presença de pequenos nódulos difusos, menores que um centímetro de diâmetro, que predominam nos terços superiores dos pulmões.

Os indivíduos com silicose nodular simples não tem dificuldade em respirar, mas têm tosse e expectoração devido à irritação das grandes vias aéreas, confundindo com bronquite. A silicose conglomerada pode causar tosse, produção de expectoração e dispneia. No princípio a dispneia aparece somente durante os momentos de atividades, mas depois acaba se manifestando também durante o repouso.

Serviço

1ª Reunião Temática: “Conhecendo o Serviço de Marmoraria para transformá-lo”.

Data: 13/03/2015 (sexta-feira)

Horário: 9h

Local: Secretaria Municipal de Saúde – Rua Carlos Belão, 191 – Vila Juliana

Informações: 3590-3722

Deixe um comentário